Sexo, sangue e rock & roll – Fatos e boatos do mundo sobrenatural (***)

SEXO, SANGUE E ROCK & ROLL – FATOS E BOATOS DO MUNDO SOBRENATURAL (***)

Bem-vindos, amigos de sangue

Bem-vindos, amigos de sangue. Este blog foi feito para pessoas – ops! – mortos-vivos como eu que gostam de jogar conversa fora sobre o nosso universo: o mundo dos bebedores de sangue “de verdade” e também da ficção. Enfim, é um espaço para uma boa conversa fiada regada a muitas taças de sangue e pescocinhos na mira da webcam (ai!). Entre e dê uma mordidinha...

sábado, 2 de julho de 2011

Drácula, ano um



Vocês repararam como tem série de livros sobre vampiros por aí? E não estou falando de livros recentes, não, daqueles que querem pegar carona na onda de sangue que "banhou" boa parte das editoras. Mas de escritores que há anos estão por aí, escrevendo suas historinhas (ou longas sagas, depende do ponto de vista), com seus vampirinhos aqui e ali e ganhando seu dinheirinho honestamente graças aos ávidos leitores da literatura fantástica. E quanto mais a gente procura, mais a gente acha coisas interessantes no mercado. Um dos títulos que me chamou a atenção nessas andanças pelo mundo virtual foi Anno Dracula, do britânico Kim Newman. O autor parte do princípio de que Conde Drácula não sucumbiu diante de Van Helsing e seus asseclas. Nananinanão! Drácula não só "ganhou a guerra" como casou com a Rainha Vitória e espalhou sua linhagem por toda a Grã-Bretanha. E numa prova de que crossover é sempre garantia de sucesso, adivinhem quem ameaça a estabilidade do reino? Jack, o Estripador! Sim, ele mesmo... Mas, ao invés de assassinar prostitutas, ele mutila jovens vampiras! Lançado originalmente em 1992, Anno Dracula fez tanto sucesso que ganhou duas continuações: The Bloody Red Baron (1997) e Dracula Cha Cha Cha (1998). O primeiro se passa 30 anos depois da primeira história de traz uma versão alternativa do século 20, no qual as nações são governadas por mortos-vivos e a guerra entre os vivos e os mortos só piora. O segundo tem como cenário a cidade de Roma, em 1959, quando Drácula resolve se casar novamente. Entre os convidados, um espião chamado Bond, Orson Wells, a Família Addams e o escritor Edgar Allan Poe. Tudo corre bem até que alguém começa matar velhinhos... e tudo parece voltar à Idade das Trevas. Dos três, apenas o primeiro, Anno Dracula, foi lançado no Brasil (Editora Aleph, R$ 49,90). Mas há versões em inglês a preços bem convidativos por aí.
P.S.1: De acordo com a biografia publicada no site da editora Aleph, Kim Newman é jornalista, crítico de cinema e escritor. Lançou seu primeiro livro em 1985, uma obra não ficcional chamada Ghastly Beyond Belief: The Science Fiction and Fantasy Book of Quotations, em parceria com ninguém menos do que Neil Gaiman! The Night Mayor, seu romance de estreia, saiu em 1989, seguido por Bad Dreams (1990), Jago (1991) e Anno Dracula (1992). Ainda de acordo com a Aleph, Newman também escreve textos de fantasia juvenil sob o pseudônimo de Jack Yeovil, além de contos de ficção científica publicados em antologias.


P.S.: Vejam só o figura que ele é!

Nenhum comentário:

Postar um comentário