Entre a ecologia e a fantasia
A biografia da paulistana Martha Argel, o segundo nome da série sobre os autores brasileiros de literatura fantástica é, no mínimo, curiosa. Ela, que tem uma vasta produção de livros voltados para o tema, é bióloga por formação, possui doutorado em ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e é especialista em aves brasileiras. Entre uma história de vampiro e outra, publica obras científicas, é consultora da Organização Não Governamental (ONG) Wildlife Conservation Society no projeto Aves do Brasil e tradutora de textos técnicos e literários (ufa!). Seu primeiro livro sobre o universo fantástico foi Contos Improváveis (Editora Writers, 2000). Na sua bibliografia destacam-se títulos como Olhos de Gato (Writers, 2000), O Vampiro de Cada Um (edição da autora, 2003), O Livro dos Contos Enfeitiçados (Landy, 2006), O Vampiro da Mata Atlântica (Idea, 2009) e Relações de Sangue (Giz, 2010). Também participou de antologias como Amor Vampiro (Giz, 2008, com o conto A Flor do Mal) e O Livro Vermelho dos Vampiros (Devir/Jacarandá, 2009, com o conto Nina e Suzana no Shopping).
P.S.: Quem quiser conhecer um pouco mais sobre Martha Argel pode acessar o site da autora no http://www.marthaargel.com.br/ ou o blog http://vampirapaulistana.blogspot.com/.
Maravilhosaaaaaaaaa!!!!!!!!
ResponderExcluirRelações de Sangue é o que eu li por enquanto. Bem legal. Recomendo.
Bloody kisses!
Legal! E a biografia dela é mesmo curiosa, não acha?
ResponderExcluirEu ainda não li nenhum livro dela, mas O Vampiro da Mata Atlântica e Relações de Sangue estão nas minhas listas de desejados.
ResponderExcluirBeijos
eu nunca li um livro dela. Espero ter uma oportunidade de ler alguns livros.
ResponderExcluirAbraço e bjs!
Oi, Deze, oi, Daniel. A Martha realmente se destaca.
ResponderExcluirBeijos!
Bom dia, Vampira! Será que nós não nos cruzamos na remota época em que morei em Campinas? Muito obrigada pelo post, e pela bio tão simpática. Parabéns pelo blog, já andei lendo outros posts e gostei muito. Que maravilha você estar divulgando os vamp-escritores brasileiros, começando pelo Kizzy Ysatis, meu amigo querido e muito especial. E a Nazarethe é um exemplo, pela persistência e energia com que conquistou um público entusiasmado.
ResponderExcluirVou acompanhar interessada os próximos nomes indicados por você.
Aproveito pra contar que o livro "Aves do Brasil - Pantanal e Cerrado" (ed. Horizonte), que escrevi em coautoria com outros pesquisadores, é meu lançamento mais recente. E logo vem por aí "Amores Perigosos" (Giz Editorial), a continuação de "Relações de Sangue".
Um forte abraço!
Oi, Martha! Adorei sua visita! E, pensando bem, podemos até ter nos cruzado (estou em Campinas há muito tempo, não chega a ser uma eternidade, mas...).
ResponderExcluirBeijos!