Sexo, sangue e rock & roll – Fatos e boatos do mundo sobrenatural (***)

SEXO, SANGUE E ROCK & ROLL – FATOS E BOATOS DO MUNDO SOBRENATURAL (***)

Bem-vindos, amigos de sangue

Bem-vindos, amigos de sangue. Este blog foi feito para pessoas – ops! – mortos-vivos como eu que gostam de jogar conversa fora sobre o nosso universo: o mundo dos bebedores de sangue “de verdade” e também da ficção. Enfim, é um espaço para uma boa conversa fiada regada a muitas taças de sangue e pescocinhos na mira da webcam (ai!). Entre e dê uma mordidinha...

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Escritores do Brasil (2)



Entre a ecologia e a fantasia

A biografia da paulistana Martha Argel, o segundo nome da série sobre os autores brasileiros de literatura fantástica é, no mínimo, curiosa. Ela, que tem uma vasta produção de livros voltados para o tema, é bióloga por formação, possui doutorado em ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e é especialista em aves brasileiras. Entre uma história de vampiro e outra, publica obras científicas, é consultora da Organização Não Governamental (ONG) Wildlife Conservation Society no projeto Aves do Brasil e tradutora de textos técnicos e literários (ufa!). Seu primeiro livro sobre o universo fantástico foi Contos Improváveis (Editora Writers, 2000). Na sua bibliografia destacam-se títulos como Olhos de Gato (Writers, 2000), O Vampiro de Cada Um (edição da autora, 2003), O Livro dos Contos Enfeitiçados (Landy, 2006), O Vampiro da Mata Atlântica (Idea, 2009) e Relações de Sangue (Giz, 2010). Também participou de antologias como Amor Vampiro (Giz, 2008, com o conto A Flor do Mal) e O Livro Vermelho dos Vampiros (Devir/Jacarandá, 2009, com o conto Nina e Suzana no Shopping).


P.S.: Quem quiser conhecer um pouco mais sobre Martha Argel pode acessar o site da autora no http://www.marthaargel.com.br/ ou o blog http://vampirapaulistana.blogspot.com/.

7 comentários:

  1. Maravilhosaaaaaaaaa!!!!!!!!
    Relações de Sangue é o que eu li por enquanto. Bem legal. Recomendo.

    Bloody kisses!

    ResponderExcluir
  2. Legal! E a biografia dela é mesmo curiosa, não acha?

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não li nenhum livro dela, mas O Vampiro da Mata Atlântica e Relações de Sangue estão nas minhas listas de desejados.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. eu nunca li um livro dela. Espero ter uma oportunidade de ler alguns livros.

    Abraço e bjs!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Deze, oi, Daniel. A Martha realmente se destaca.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, Vampira! Será que nós não nos cruzamos na remota época em que morei em Campinas? Muito obrigada pelo post, e pela bio tão simpática. Parabéns pelo blog, já andei lendo outros posts e gostei muito. Que maravilha você estar divulgando os vamp-escritores brasileiros, começando pelo Kizzy Ysatis, meu amigo querido e muito especial. E a Nazarethe é um exemplo, pela persistência e energia com que conquistou um público entusiasmado.
    Vou acompanhar interessada os próximos nomes indicados por você.
    Aproveito pra contar que o livro "Aves do Brasil - Pantanal e Cerrado" (ed. Horizonte), que escrevi em coautoria com outros pesquisadores, é meu lançamento mais recente. E logo vem por aí "Amores Perigosos" (Giz Editorial), a continuação de "Relações de Sangue".

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Martha! Adorei sua visita! E, pensando bem, podemos até ter nos cruzado (estou em Campinas há muito tempo, não chega a ser uma eternidade, mas...).
    Beijos!

    ResponderExcluir