Sexo, sangue e rock & roll – Fatos e boatos do mundo sobrenatural (***)

SEXO, SANGUE E ROCK & ROLL – FATOS E BOATOS DO MUNDO SOBRENATURAL (***)

Bem-vindos, amigos de sangue

Bem-vindos, amigos de sangue. Este blog foi feito para pessoas – ops! – mortos-vivos como eu que gostam de jogar conversa fora sobre o nosso universo: o mundo dos bebedores de sangue “de verdade” e também da ficção. Enfim, é um espaço para uma boa conversa fiada regada a muitas taças de sangue e pescocinhos na mira da webcam (ai!). Entre e dê uma mordidinha...

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Será o Leoncio?


Por essa o caro leitor não esperava: acaba de ser lançada pela editora Lua de Papel, que integra o grupo LeYa Brasil, a coleção Clássicos Fantásticos que, como o nome sugere, recria clássicos da literatura ao conferir-lhes um certo quê de romances de terror. Entre os quatro primeiros títulos, está nada mais nada menos do que A Escrava Isaura e o Vampiro, releitura da obra de Bernardo Guimarães assinada pelo humorista Jovane Nunes. Esse tipo de "revisão" não chega a ser novidade no mercado editorial. Obras como Orgulho e Preconceito e Zumbis, de Seth Grahame-Smith e Razão e Sensibilidade e Monstros Marinhos, de Ben H. Winters - ambas escritas a partir dos livros de Jane Austen - estão aí para não me deixar mentir (isso sem falar nas continuações como Mr. Darcy, Vampyre, livro devidamente comentado aqui no blog).
Escrava Isaura e o Vampiro é, segundo o Jovane Nunes, uma obra horripilante "baseada em fatos mentirosos e qualquer semelhança com a realidade é mera criação do autor. Digo isso para fugir de qualquer tipo de reclamação na justiça. Meus advogados e a própria editora me aconselharam a tomar esse cuidado. É possível que algum vampiro se sinta prejudicado em sua imagem e queira me processar. Quando a isso, deixo claro que não tenho nada contra os vampiros. Particularmente, não gosto de beber sangue, mas não tenho nada contra quem faz isso socialmente". Bom, se a vida da pobre Isaura já era um inferno sem vampiro por perto (he he), fico a imaginar o que poderia acontecer com a escrava branca brasileira mais famosa do mundo num cenário em que escravagistas são bebedores de sangue... Vou ler e depois eu conto...


P.S.: Os outros três títulos que completam essa primeira "fornada" da coleção Clássicos Fantásticos são tão instigantes quanto o de Jovanne Nunes. São eles: Dom Casmurro e os Discos Voadores, de Lúcio Manfredi; O Alienista Caçador de Mutantes, escrito por Natalia Klein; e Senhora, a Bruxa, de Angélica Lopes. 

4 comentários:

  1. Eu não li nenhum dos clássicos (vergonha) hehe
    Mas confesso que gostei da novidade...
    Do mesmo jeito que de certa forma o pessoal no exterior reviveram as obras da Jane Austen fazendo isso, estão revivendo os clássicos aqui incentivando os jovens a lerem. Por que com certeza depois de ler a história adaptada, muita gente que não leu os clássicos (como eu) vão querer lwe o original para comparar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Com certeza... Dom Casmurro, por exemplo, é maravilhoso...

    ResponderExcluir
  3. MUITO INTERESSANTE.ADORO ESSAS COISAS. E NÃO É DE SE ESPANTAR "SENHORA" ser vista como bruxa, pois sempre que as mulheres extrapolam o comum acha-se algo de sobrenatural nelas, principalmente antigamente.

    ResponderExcluir
  4. Pois é... Achei bem legal e curiosa essa série...

    ResponderExcluir