Sexo, sangue e rock & roll – Fatos e boatos do mundo sobrenatural (***)

SEXO, SANGUE E ROCK & ROLL – FATOS E BOATOS DO MUNDO SOBRENATURAL (***)

Bem-vindos, amigos de sangue

Bem-vindos, amigos de sangue. Este blog foi feito para pessoas – ops! – mortos-vivos como eu que gostam de jogar conversa fora sobre o nosso universo: o mundo dos bebedores de sangue “de verdade” e também da ficção. Enfim, é um espaço para uma boa conversa fiada regada a muitas taças de sangue e pescocinhos na mira da webcam (ai!). Entre e dê uma mordidinha...

terça-feira, 22 de junho de 2010

O primeiro vampiro...

...na literatura, na forma como o conhecemos hoje, apareceu pela primeira vez no conto The Vampyre, de John William Polidori (no retrato ao lado), o Dr. Polidori, amigo de Lord Byron (um dos maiores poetas românticos de todos os tempos), Percy Shelley (também poeta) e sua mulher Mary. Publicado pela primeira vez em 1 de abril de 1819 na revista britânica New Monthly Magazine e com autoria atribuída a Byron, conquistou os leitores pelo estilo gótico e por transformar um personagem até então folclórico em herói romântico, não no sentido amoroso da coisa, mas por conta do mistério que o envolve (nesse caso, o herói atende pelo nome de Lord Ruthven). O impacto foi tão grande que, dizem os historiadores da literatura de ficção, influenciou Bram Stoker na concepção do seu Drácula.
The Vampyre, o conto, foi mais um fruto da famosa estadia de Polidori, Byron, Percy e Mary Shelley e Claire Clairmont na mítica Villa Diodatti, na Suíça, no verão de 1816 (embora tenha sido um ano "sem verão", já que a Europa foi castigada por intempéries climáticas). Esse período também é considerado um precursor do chamado Verão do Amor, de 1968 - os cinco vivenciaram o amor livre e a expansão da mente com o uso de alucinógenos (no caso, doses cavalares de Absinto), isso quando os hippies não eram nem projeto de gente... Frankenstein, de Mary Shelley, também nasceu desse encontro.
P.S.1: Em 1988, saiu um filme chamado O Primeiro Verão do Amor, que mostra como foi essa temporada de gênios na Villa Diodatti. Não sei se tem em DVD, mas, para quem se interessar, o longa conta no elenco com nomes como Eric Stoltz (Shelley), Laura Dern (Claire) e Alex Winter (Dr. Polidori). O título original é Haunted Summer e a direção é de Ivan Passer.
P.S.2: Agora, será que Vlad, o empalador, foi mesmo o primeiro vampiro do "mundo real"? O que vocês acham?

Um comentário: