Sexo, sangue e rock & roll – Fatos e boatos do mundo sobrenatural (***)

SEXO, SANGUE E ROCK & ROLL – FATOS E BOATOS DO MUNDO SOBRENATURAL (***)

Bem-vindos, amigos de sangue

Bem-vindos, amigos de sangue. Este blog foi feito para pessoas – ops! – mortos-vivos como eu que gostam de jogar conversa fora sobre o nosso universo: o mundo dos bebedores de sangue “de verdade” e também da ficção. Enfim, é um espaço para uma boa conversa fiada regada a muitas taças de sangue e pescocinhos na mira da webcam (ai!). Entre e dê uma mordidinha...

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Com vocês, Vampirella




Meu amigo Djota Carvalho, que sabe tudo sobre quadrinhos e é dono do site MundoHQ (www.mundohq.com.br), me cobrou a presença de Vampirella no blog. Como ele mantém uma enciclopédia de personagens dos quadrinhos no site (a Quadrindex), pedi licença para reproduzir o verbete dedicado à impiedosa e sexy bebedora de sangue. As ilustrações foram selecionadas com a ajuda do Javé, outro amigo que também manja muito de quadrinhos. Segue o texto do Djota (espero que gostem!):

Vampirella
Criação: Em 1971, Forest Ackerman, um quadrinista bon-vivant e produtor de filmes, criou Vampirella, uma espécie de mistura de Drácula com a popular personagem Barbarella (criada pelo falecido Jean-Claude Forest e vivida por Jane Fonda nos cinemas). O visual da personagem idealizada por Ackerman foi colocado no papel pelos desenhistas Frank Frazetta e Tina Robins. As formas de Vampirella agradaram tanto que um quadro com a primeira imagem da heroína foi vendido por US$ 77 mil dólares. E não é pra menos. Um tanto ousada para a década de 70, a vampira morena e voluptuosa vestia (e ainda “veste”) roupas sumárias e, em sua ânsia por saciar sua sede de sangue, passava por aventuras com altas doses de erotismo, sem cenas explícitas, mas com direito a sensuais banhos (em sangue) e até algumas cenas de homossexualismo feminino - algo muito normal entre vampiras... Além de colocar em alta o erotismo nos quadrinhos, Ackerman também deu o pontapé inicial em outro gênero de histórias pouco conhecido na época: o das “estranhas histórias verdadeiras”, que eram publicadas nas revistas de Vampirella. No Brasil a personagem é pouco conhecida - ganhou um pouco mais de conhecedores com a extinta versão nacional da Wizard -, mas é possível importar revistas dos Estados Unidos, onde ela é publicada. Enredo: Vampirella é uma nativa do planeta Drakulon, onde a água é “composta de sangue”. H2O, no planeta da moça, quer dizer ‘hemoglobina dobrada com oxigênio”. Por causa dessa água diferente, todos os habitantes do planeta têm poderes especiais: são vampiros. O próprio conde Drácula, da Terra, seria um nativo há muito banido do planeta, que adotou o nome por causa de seu planeta. A sedutora Vampirella, por sua vez, vai tentando sobreviver na Terra como pode e constantemente se encontra com o vilão Drácula, em quem invariavelmente acaba dando uma surra.

Personagens: Além de Vampirella e Drácula, quase não há personagens fixos, a exceção de um ou outro vampiro que aparece mais de uma vez na história.

Curiosidade: sangue brasileiro
A inspiração de Forest Ackerman para criar Vampirella apareceu quando o autor viajava para o Rio de Janeiro, onde produziria um filme. Ackerman conta que estava sobrevoando o rio Amazonas, pensando em piranhas (o peixe!), quando sentiu um perfume exótico. Ao olhar para trás, descobriu que o perfume exalava da atriz Yvette Minieux. Misturando as piranhas, o cheiro de Yvette e a personagem de ficção/erotismo mais em voga na época, Barbarella, o autor concebeu sua filhinha sanguinolenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário