Sexo, sangue e rock & roll – Fatos e boatos do mundo sobrenatural (***)

SEXO, SANGUE E ROCK & ROLL – FATOS E BOATOS DO MUNDO SOBRENATURAL (***)

Bem-vindos, amigos de sangue

Bem-vindos, amigos de sangue. Este blog foi feito para pessoas – ops! – mortos-vivos como eu que gostam de jogar conversa fora sobre o nosso universo: o mundo dos bebedores de sangue “de verdade” e também da ficção. Enfim, é um espaço para uma boa conversa fiada regada a muitas taças de sangue e pescocinhos na mira da webcam (ai!). Entre e dê uma mordidinha...

domingo, 24 de abril de 2011

Top Five da "MTVampira" - Música "velha"

Adoro música dos anos 60 do século passado (rsrsrsrsrs). E, revendo um documentário sobre a história do rock, Motown e afins na Vh1, me lembrei de várias canções que simplesmente amo e resolvi compartilhar com meus caros leitores. Espero que gostem!

1) The House of The Rising Sun - The Animals


2) Good Vibrations - The Beach Boys


3) Touch Me - The Doors


4) Remember (Walkin' in The Sand) - The Shangri-Las


5) Ain't no Mountain High Enough - Marvin Gaye and Tammi Terrell


P.S.: A lista não segue uma ordem de preferência. São somente canções e artistas maravilhosos que, como já escrevi acima, eu gosto. The Animals, por exemplo, é uma banda sensacional e que precisa ser redescoberta. Nunca ninguém cantou tão lindamente uma canção sobre um... puteiro! Sim, amiguinhos e amiguinhas: The House of The Rising Sun fala sobre uma "casa de tolerância" de New Orleans!
Good Vibrations, dos Beach Boys, é uma obra-prima. E o curioso do vídeo de 1966 é que Brian Wilson, o pai da criança, não aparece. Na época, ele ficava no estúdio, compunha, arranjava, gravava, mas não saía em turnê com o grupo. Brian simplesmente detestava o palco, trauma do qual ele se livrou muitos anos depois. Tive a oportunidade de assistir a um show dele com sua banda no extinto Tim Festival, em São Paulo. Na época, ele estava finalmente lançando o disco Smile, que começou a gravar nos anos 60 e não terminou por divergências criativas com os Beach Boys, entre outras coisas. No Tim Festival, quando a banda começou a tocar Good Vibrations, originalmente lançada no álbum Pet Sounds (clássico, clássico, clássico), confesso que chorei.
Touch Me, por sua vez, está longe de ser a melhor canção dos Doors. Mas, gosto dela mesmo assim. Considero esse clipe especial: primeiro, porque Jim Morrison está lindo; segundo, porque todo aquele clima formal não combina com o grupo; e, terceiro, porque Robbie Krieger está de olho roxo! De quem será que ele levou um murro? Como já escrevi aqui no blog, visitei o túmulo de Morrison em Paris. E, assumo, também chorei. E, quando o "arremedo" dos Doors fez show na Red Eventos (leia-se Krieger e Ray Manzarek acompanhados de mais três caras), em Jaguariúna, cidade vizinha a Campinas, há três anos, se não me engano, fui obrigada a conferir. E me diverti muito... Foi muito bom ver aqueles dois velhinhos tentando botar pra quebrar (sim, tentando, porque Robbie Krieger tá um vovozinho e Ray Manzarek um tiozão!).
A primeira vez que ouvi Remember (Walkin' in the Sand), das Shangri-Las, foi no filme Os Bons Companheiros, de Martin Scorsese.  Me apaixonei na hora. Fui pesquisar sobre elas e descobri que foram as primeiras "bad girls" da música pop, com uma atitude um tanto rebelde para a época. O clipe é tosco, mas o que conta é a música, que já foi regravada pelo Aerosmith e pelas Go-Go's.
E, por fim, o que dizer de Marvin Gaye a não ser que ele foi um gênio. E as canções que gravou com Tammi Terrell estão entre as pérolas da gravadora Motown. Era o casamento artístico perfeito, tanto que, depois da morte de Tammi, aos 24 nos, vítima de um tumor cerebral, ele nunca mais foi o mesmo. Quando, nos anos 80, parecia que finalmente as coisas voltariam a dar certo para Marvin (ele tinha voltado às paradas com Sexual Healing), o cara foi assassinado pelo pai depois de uma discussão boba! Triste fim para um talento incomparável.
Dito isto, repito: espero que gostem!
P.S.2: Aqui vai uma "faixa bônus": Good Vibrations com Brian Wilson e sua banda em um show em Londres, em 2002...


P.S.3: Vibrações positivas pra todo mundo!

2 comentários:

  1. Eu morro de medo de The House of The Rising Sun. Acho que ela toca em algum filme de terror não sei, mas a atmosfera dela é tão macabra, até mesmo pra mim que gosto dessas coisas. Ou talvez isso seja uma reação há um carnaval que passei em Jaguariuna.
    Só tinha esse cd do The Animals na casa da amiga da minha mãe, era uma casa isolada no meio do mato, eu ouvi tanto essa música que peguei trauma hahaha
    Beijos

    ResponderExcluir