Sexo, sangue e rock & roll – Fatos e boatos do mundo sobrenatural (***)

SEXO, SANGUE E ROCK & ROLL – FATOS E BOATOS DO MUNDO SOBRENATURAL (***)

Bem-vindos, amigos de sangue

Bem-vindos, amigos de sangue. Este blog foi feito para pessoas – ops! – mortos-vivos como eu que gostam de jogar conversa fora sobre o nosso universo: o mundo dos bebedores de sangue “de verdade” e também da ficção. Enfim, é um espaço para uma boa conversa fiada regada a muitas taças de sangue e pescocinhos na mira da webcam (ai!). Entre e dê uma mordidinha...

domingo, 3 de abril de 2011

Escritores do Brasil (7)


Em nome da história

E neste domingo chuvoso (pelo menos aqui na minha cidade), decidi retomar os posts sobre os escritores brasileiros de literatura fantástica. E pra não dizer que só escrevo sobre novos autores, decidi pesquisar um pouco da história do gênero no Brasil e me deparei com o nome de Murilo Rubião, jornalista e escritor mineiro que é considerado um dos grandes quando o assunto é literatura fantástica nacional (que, não necessariamente, envolve vampiros e afins). Nascido em 1916, em Carmo de Minas, ele tem uma carreira pra lá de interessante. Estudou Direito e, entre outras funções, foi chefe de gabinete do presidente Juscelino Kubitschek, adido cultural do Brasil na Espanha e criador do suplemento literário do jornal O Estado de Minas. Seu primeiro livro de contos, O Ex-Mágico (uma sátira sobre a burocracia e a mesmice do dia a dia), saiu em 1947. Na época, ele foi comparado a Franz Kafka e sua A Metamorfose. Porém, não despertou tanto o interesse do público leitor, o que não o impediu de continuar publicando. Suas obras seguintes foram A Estrela Vermelha (1953) e Os Dragões e Outros Contos (1965). Mas, foi com O Pirotécnico Zacarias (1974) que ele foi finalmente "descoberto" e aclamado como um dos grandes do gênero. O Convidado (1974), A Casa do Girassol Vermelho (1978) e O Homem do Boné Cinzento e outras histórias (1990) completam sua bibliografia. Rubião morreu em 16 de setembro de 1991. Confiram só esse texto em que ele faz um auto-retrato:
"No livro de registro de nascimento da matriz de Silvestre Ferraz, hoje Carmo de Minas, encontro, ao lado meu, os nomes de meus pais: Eugênio Alvares Rubião e Maria Antonieta Ferreira Rubião. 1916. Meu pai, homem de boa cultura humanística, era filólogo e pertenceu à Academia Mineira de Letras. Escrevia com rara elegância, a apesar de gramático. Dele herdei a timidez e um certo ar cerimonioso, que me tem privado da simpatia de numerosas pessoas. Algumas delas mulheres, o que é lamentável. Em Belo Horizonte residi vinte e cinco anos. Alguns alegres, outros tristes. Lá pretendo morrer. No cemitério do Bonfim, se não for incômodo para os que me sobreviverem. Cursei grupo escolar, ginásio, Faculdade de Direito, e posso afirmar, sem sombra de orgulho, que jamais fui primeiro aluno em qualquer disciplina. Como escritor, alcancei algum êxito na burocracia das letras. Três vezes presidente da Associação Brasileira de Escritores (Secção de Minas Gerais) e vice-presidente do I Congresso Brasileiro de Escritores. Sete anos levei para escrever e publicar o meu primeiro livro O Ex-Mágico. Nem por isso ele saiu melhor. Comecei a ganhar a vida cedo. Trabalhei em uma baleira, vendi livros científicos, fui professor, jornalista, diretor de jornal e de uma estação de rádio. Hoje sou funcionário público. Celibatário e sem crença religiosa. Duas graves lacunas do meu caráter. Alimento, contudo, sólida esperança de me converter ao catolicismo antes que a morte chegue. Muito poderia contar das minhas preferências, da minha solidão, do meu sincero apreço pela espécie humana, da minha persistência em usar pouco cabelo e excessivos bigodes. Mas, o meu maior tédio é ainda falar sobre a minha própria pessoa."
P.S.1: Legal, hein?
P.S.2: Para quem se interessou, tem um site bem bacana sobre sua vida e obra: www.murilorubiao.com.br/. Vale a pena conferir.


P.S.3: A editora Companhia das Letras lançou, no ano passado, Murilo Rubião - Obra Completa (edição de bolso), livro que reúne os contos e crônicas do autor. No site da livraria Saraiva custa R$ 25,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário