Sexo, sangue e rock & roll – Fatos e boatos do mundo sobrenatural (***)

SEXO, SANGUE E ROCK & ROLL – FATOS E BOATOS DO MUNDO SOBRENATURAL (***)

Bem-vindos, amigos de sangue

Bem-vindos, amigos de sangue. Este blog foi feito para pessoas – ops! – mortos-vivos como eu que gostam de jogar conversa fora sobre o nosso universo: o mundo dos bebedores de sangue “de verdade” e também da ficção. Enfim, é um espaço para uma boa conversa fiada regada a muitas taças de sangue e pescocinhos na mira da webcam (ai!). Entre e dê uma mordidinha...

domingo, 27 de março de 2011

Sem descanso para a Excalibur!


Há histórias que não me canso de ouvir, ler, assistir... Por isso, fiquei pra lá de curiosa quando vi que o canal pago norte-americano Starz vai estrear, no próximo dia 1º de abril, a série original Camelot, uma nova versão da lenda do Rei Artur. Na trama, com a morte repentina do Rei Uther, o caos se instala na Bretanha. Quando o poderoso Merlin tem visões de um futuro incerto e negro, ele coroa o jovem e impetuoso Arthur, filho desconhecido e herdeiro de Uther, que foi criado como um plebeu. Mas a fria e ambiciosa meia-irmã de Artur, Morgana, vai combatê-lo até o mais amargo fim, usando de forças sobrenaturais para reclamar a coroa que acredita ter direito em uma batalha épica. Enfim, quase nada de novo no front. Mas, o que chama a atenção na produção, é quão jovem é o ator escalado para dar vida a Arthur, no caso, Jamie Campbell Bower, que também será visto na telona em Amanhecer (partes 1 e 2), filmes que encerram a série Crepúsculo nos cinemas (ele é o vampiro Caius, líder dos Volturi). Aliás, Bower também é Gellert Grindlwald em Harry Potter e as Relíquias da Morte - Partes 1 e 2 - ou seja, blockbuster é com ele mesmo... No papel de Morgana, ninguém menos que a atriz francesa Eva Green (de Os Sonhadores e 007 - Cassino Royale) e, no de Merlim, o ótimo Joseph Fiennes (de Shakespeare Apaixonado), também conhecido como o irmão mais novo de Ralph Fiennes, o Lord Voldemort de Harry Potter. Mas, mesmo sem promessa de muita originalidade, torço para que algum canal passe por aqui ou pelo menos saia em DVD (como meus leitores bem sabem, não sou de ficar "baixando" coisas na internet: não tenho paciência e sou um pouco caxias). E, enquanto Camelot não vem, que tal lembrar algumas versões da trama na telona/telinha/literatura?

As Brumas de Avalon - Sou da geração que se apaixonou pela série As Brumas de Avalon, de Marion Zimmer Bradley. Em quatro livros, a autora norte-americana contou a história do Rei Artur e sua corte do ponto de vista das mulheres. Guardadas as devidas proporções - a obra foi publicada em 1979 e começou a ser editada no Brasil em 1983 -, foi um fenômeno ao estilo Crepúsculo e Harry Potter (todo mundo lia e as obras estavam sempre nas listas das mais vendidas). Em 2001, As Brumas de Avalon foi adaptado para a televisão, em forma de minissérie, pelo canal pago TNT, e posteriormente lançado como filme em DVD. Com direção de Uli Edel, a produção reuniu um elenco de primeira liderado por Anjelica Huston (Viviane), Julianna Margulies (Morgana), Samantha Mathis (Guinevere), Michael Vartan (Lancelot) e Edward Atterton (como o Rei Artur). Porém, ficou muito aquém da obra literária (só para variar...).

As Crônicas de Artur - Quem ainda não conhece, por favor, corrija essa "falha". Essa trilogia assinada pelo escritor britânico Bernard Cromwell é simplesmente sensacional. O Rei do Inverno (1995), O Inimigo de Deus (1996) e Excalibur (1997) narram a saga de Artur na visão de um de seus guerreiros que, quando velho e integrado a um mosteiro, relembra a história do rei e a sua própria ao contá-la para entreter a jovem rainha confinada no local. A trilogia não foi adaptada para cinema ou TV, mas pode ser encontrada nas melhores livrarias do ramo numa edição da Record. Aliás, a obra de Cromwell é maravilhosa, com destaque para outra trilogia, A Busca do Graal, que tem como pano de fundo a Guerra dos Cem Anos entre França e Inglaterra. Porém, As Crônicas de Artur é considerado seu melhor trabalho.

Merlin - Minissérie feita para a TV estrelada por Sam Niell, Isabella Rossellini, Miranda Richardson e Helena Bohan Carter que, como o título sugere, narra a história da Bretanha, Camelot e Artur pela ótica do mago Merlin, desde sua infância até a extrema velhice. Assim como aconteceu com As Brumas de Avalon, foi lançado posteriormente no formato filme. A minissérie foi indicada ao Emmy e ao Globo de Ouro e ganhou uma sequência em 2006, chamada O Aprendiz de Merlin (não assisti, portanto, não sei dizer se é legal como a primeira, que vi quando passou por aqui no canal TNT).

Excalibur - Filme de 1981 dirigido por John Boorman, é considerado por especialistas nas lendas "arturianas" como a melhor e mais fiel versão da história. No elenco estão nomes de peso como Helen Mirren (Morgana), Gabriel Byrne (Rei Uther) e Liam Neesam (Gawaine), além de Nigel Terry no papel de Artur e Patrick Stewart (sim, ele mesmo, o capitão Picard de Jornada nas Estrelas - A Nova Geração e o professor Xavier de X-Men) como Leodegrance. Confesso que não gostei muito e achei o ator que faz Artur um tanto travado (quando ele vestia armadura, parecia um robozinho). Enfim, vale a lembrança.

A Espada era a Lei - Clássico da Disney, esse desenho animado em longa-metragem lançado em 1963 (!!?!?!) conta a história do Rei Artur de uma forma bem original e divertida. Principalmente por misturar na trama personagens que só existem no universo da Disney, como a bruxa Madame Min. É uma doce lembrança da minha infância (não, eu ainda não havia nascido em 1963, mas a minha mãe sempre amou os desenhos da Disney e cresci assistindo e admirando esses clássicos).

Em Busca do Cálice Sagrado - Nenhuma lista com filmes sobre o Rei Artur e a Távola Redonda pode deixar de fora o mais insano longa-metragem já produzido sobre o tema. Esse clássico do humor do grupo britânico Monty Python pode até parecer datado para as novas gerações (foi produzido em 1975), mas tem algumas das cenas mais malucas do cinema e que entraram para os anais (ooopss!) do humor mundial. O legal é que os integrantes do grupo se revezam nos diferentes papéis, o que já garante um extra. Só para lembrar, faziam parte do Monty Python John Cleese, Terry Gillian, Eric Idle, Terry Jones, Michael Palin e Graham Chapman.

P.S.1: Vejam só duas cenas clássicas de Em Busca do Cálice Sagrado, a que Artur e seus companheiros chegam a Camelot e a dos Cavaleiros que Dizem Ni:



P.S.2: Ai, que saudades desse humor insano... Impagável!
P.S.3: Ah! Aqui segue um teaser de Camelot, a nova série:


P.S.4: Será que essa história ainda dá pano pra manga?

Nenhum comentário:

Postar um comentário