Sexo, sangue e rock & roll – Fatos e boatos do mundo sobrenatural (***)

SEXO, SANGUE E ROCK & ROLL – FATOS E BOATOS DO MUNDO SOBRENATURAL (***)

Bem-vindos, amigos de sangue

Bem-vindos, amigos de sangue. Este blog foi feito para pessoas – ops! – mortos-vivos como eu que gostam de jogar conversa fora sobre o nosso universo: o mundo dos bebedores de sangue “de verdade” e também da ficção. Enfim, é um espaço para uma boa conversa fiada regada a muitas taças de sangue e pescocinhos na mira da webcam (ai!). Entre e dê uma mordidinha...

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Volto a perguntar: e agora, Sookie?

Alcide e Sookie: essa relação tem futuro?

Que dilema nossa heroína vai ter que encarar: depois de cair de quatro pelo Eric nos capítulos anteriores e tombar (literalmente) com um tiro no abdome no meio da batalha entre vampiros e bruxas, Sookie foi resgatada por quem? Pelo Alcide! E quem é que vai aparecer para ajudar? O Bill! Pelo menos é o pouco que a prévia do que vai acontecer na próxima semana revelou após a exibição do episódio de ontem, o oitavo da quarta temporada de True Blood. Se ela beber o sangue o Bill, vai ser uma confusão só na cabecinha da telepata, que até encarou uma viagem "alucinógena" depois de beber o sangue o Eric misturado ao seu. E o Alcide, será que vai ter chance? Nos livros, o romance entre a garçonete e o lobisomem não rolou por uma série de coisas (a principal é porque Sookie matou Debbie Pelt, descrita por Charlaine Harris como uma doida de pedra) e, no final das contas, os dois viraram bons amigos... No seriado, fica o mistério, afinal, tudo pode acontecer. Mesmo. Vejam só o Eric, por exemplo: não bastasse ele ter perdido a memória, agora o viking deve virar fantoche nas mãos da bruxa Antonia, assim como ela fez com o vampiro Luís, a quem enfeitiçou e enviou para matar Bill. No caso de Eric, deverá ser um tremendo de um feitiço. Ela parece ser do tipo de aprende com os erros. Ou não, vá saber o que se passa na cabeça de Alan Ball e sua turma. Basta ver como eles embolaram a histórias de vários personagens. Lafayette foi possuído pelo espírito de Mavis e roubou o bebê de Terry e Arlene; Sam, que não consegue ser feliz, ganhou um novo desafeto (no caso, o lobisomem Marcus, ex-marido de Luna); Tara odeia os vampiros, mas foi salva por Bill das garras de Pam (que não gostou nem um pouquinho); Jessica quis dispensar Hoyt para ficar com Jason e acabou sozinha (embora ache que o irmão de Sookie vá voltar atrás); Tommy aprontou mais uma das suas;  e o próprio Alcide, que resgatou Sookie, porém mentiu para Debbie (e ele nem vai poder dizer o contrário, já que a loba o seguiu), vai encarar uma barra – está na cara que Debbie não vai deixar barato. De forma que, não vejo a hora de assistir o próximo episódio!
P.S.: Confiram o vídeo com o que rolou na episódio:

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Tem gente nova no pedaço

O mais novo bonitão de Bon Temps

Vejam só, amiguinhos e amiguinhas, quem vai chegar a Bon Temps no final da quarta temporada de True Blood: Scott Foley, de Grey's Anatomy. Ele será Patrick, amigo de Terry – os dois lutaram juntos no Iraque (Patrick era o líder do pelotão) e, ao que consta, o personagem terá um papel importante na quinta temporada.
P.S.: Fiquei curiosa...

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Vampiros a bordo!

Amiguinhos e amiguinhas, vejam só essa história: entre 23 e 30 de junho de 2012, parte de Vancouver, no Canadá, com destino ao Alasca, o cruzeiro Vamps at Sea! Os preços variam de US$ 1.472 a US$ 3.549 e a viagem será a bordo do navio americano-holandês Zuiderdam Sailing. Entre os convidados, está Dacre Stoker, sobrinho-neto de Bram Stocker, autor de Drácula. Dacre, para quem não sabe, também é escritor e lançou Drácula, o Morto-Vivo.


P.S.1: Quando a gente acha que já viu de tudo, alguém sempre nos surpreende...
P.S.2: Para quem se interessou, é só acessar o site oficial da agência responsável pelo cruzeiro Vamps at Sea.

Anotem na agenda

Essa mulher é um sucesso!

O canal GloboNews exibe amanhã (26/8), às 21h30, no programa Espaço Aberto: Literatura, uma entrevista com Anne Rice, autora do clássico Entrevista com o Vampiro.
P.S.: Vale lembrar que Anne Rice vem ao Brasil em setembro para participar da Bienal do Rio, conforme já foi noticiado aqui no blog.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Orgulho, Preconceito e Zumbis, a origem

Acreditem se quiser: este é o trailer do livro – isso mesmo: você não leu errado, do livro – Pride and Prejudice and Zombies: Dawn of the Dreadfuls, a "prequel" escrita por Steve Hockensmith de Orgulho e Preconceito e Zumbis, releitura do clássico de Jane Austin. A obra mostra como a praga dos zumbis começou e se espalhou pela Inglaterra de Elizabeth Bennet e mostra como ela se transformou de uma adolescente ingênua em uma impiedosa matadora de zumbis.


P.S.: Deve ser divertidíssimo, vocês não acham?

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Vem guerra por aí

Sookie dá uma força ao acorrentado Eric

Se eu fosse batizar o sétimo episódio da quarta temporada de True Blood, exibido ontem pela HBO, eu o chamaria de "Acorrentados". Bill mandou que seus súditos se acorrentassem para evitar a "ressurreição", o que garantiu alguns momentos hilários e "meigos", como Ginger tentando "segurar" o caixão (cor-de-rosa) de Pam, Eric todo doce com Sookie e o papo "paizão e filha" entre Bill e Jessica na masmorra chic do vampirão.
Mas a estratégia adotada pelo rei da Louisiana para que os vampiros de Bon Temps não saíssem ao encontro do sol em consequência do feitiço poderoso de Antonia/Marnie falhou em um ponto importante: Jessica conseguiu se libertou e foi dar as boas-vindas ao Astro-Rei. O que vai acontecer com a ruivinha, só na semana que vem, mas que Jason vai ser seu salvador, não precisa ser muito esperto para perceber (coitadinho do Hoyt, deve estar com uma dor de cabeça tremenda). As "cenas dos próximos capítulos" revelaram que uma guerra se vislumbra pelos lados de Bon Temps e promete causar muitos estragos, pois coloca em xeque o destino de personagens como Tara (que é uma revolta só) e Holly (que decidiu nadar a favor da maré das bruxas, mas pode se dar mal).
No mais, Sam descobriu da pior maneira possível o que Tommy fez e, pela milésima vez, expulsou o irmão de casa. Será que desta vez é pra valer? E o que vai rolar com Luna? Mistério, assim como paira no ar a dúvida sobre o que vai acontecer com Alcide na nova "matilha". Está na cara que ele não queria se iniciar, assim como ficou claro que ele gosta sim de Sookie, mesmo garantindo a Debbie que ela é a única mulher da sua vida – a cara dele quando viu a telepata rolando na relva com Eric era o retrato do desapontamento. Tadinho... Acho que ele merecia uma chance com Sookie.
P.S.: Confiram um vídeo com o que rolou na noite de ontem:


P.S.: Ah! Esqueci: como se não bastassem vampiros, lobisomens, metamorfos e bruxas, agora aparece uma fantasma incendiária na cozinha de Lafayette... Onde é que isso vai parar?

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Frase do Dia

Olha o bonitão em cena de A Hora do Espanto
"Eu fiquei em dúvida no início. Eu adorei o filme original e você pensa em você mesmo como alguém capaz de misturar as coisas e ser um pouco original – e essa é uma refilmagem de um filme de vampiros em 3D. É meio que três vezes menos original. Mas eu senti que estava em boas mãos com (o diretor) Craig Gillespie, que fez Lars and the Real Girl. Eu sou um grande fã do filme e simplesmente adorei o roteiro. Eu não queria gostar, mas foi uma leitura divertida. E interpretar o vilão foi ótimo, embora ache que meu personagem está mais na fronteira do que estava no filme original."
De Colin Farrell, ao revelar ao repórter Ian Blair, da agência de notícias Reuters, que hesitou em aceitar o papel do vampirão Jerry no remake de A Hora do Espanto, clássico de 1985.
P.S.: O novo A Hora do Espanto estreia no Brasil em 7 de outubro.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Novo blog

Oi, pessoal. Quem me acompanha sabe que gosto de escrever sobre muitos assuntos além dos ligados ao universo dos livros, filmes, seriados e histórias de vampiros. Assim, decidi criar um outro blog, o Cinco Perguntas. Visitem e dêem suas opiniões!
P.S.: Espero vocês lá!

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Com a bênção real

Vejam só o Tommy/Sam em ação

E depois de seis episódios da quarta temporada de True Blood, Sookie e Eric enfim ficaram juntos (e, como diz a minha irmã, a urgência era tanta que foi no "moitel" mesmo). E com a bênção do rei Bill (quem diria!). Embora esse tenha sido um dos momentos mais aguardados pelos fãs da série (ou seja, a primeira "noite de amor" entre a telepata e viking desmemoriado), o que mais me chamou a atenção no episódio exibido ontem foi a atuação de Sam Trammell, que vive o personagem Sam Merlotte. Para quem não assistiu – e não se incomoda com spoilers –, as casas onde moram Arlene e Terry e Holly, e que pertencem a Sam, pegaram fogo em circunstâncias misteriosas. Por conta disso, o metamorfo liga para o irmão e pede para que ele abra o Merlotte's e tome conta de tudo até a noite (que é de Lua Cheia), enquanto ele resolve os problemas causados pelo fogo para, depois, saírem juntos para correr pela mata. Tommy, com raiva, acaba se transformando em Sam, o que é possível já que ele matou a mãe (lembram da revelação de Luna alguns episódios atrás?). E sai barbarizando. O mais incrível é como Sam Trammell reproduz todos os trejeitos de Tommy (interpretado pelo ator Marshall Allmann), incluindo o jeito de falar (a voz é de Sam, mas a entonação, a rudeza, são de Tommy). Isso sem falar naquela "mancadinha" na perna. Mais uma vez, repito: o produtor Alan Ball escolheu a dedo o elenco de True Blood. A expectativa agora é saber qual será a reação de Sam quando ele descobrir o que aconteceu, principalmente porque Tommy demitiu Sookie e transou com Luna para depois dispensá-la sem a menor cerimônia ou consideração. No mais, o espírito de Antônia encarnou de vez em Marnie (é agora que a coisa definitivamente vai se complicar), Lafayette demonstra ter mais poder do que imagina e Pam sai em busca de vingança, o que deve custar a vida da namorada de Tara e encaminhar a melhor amiga de Sookie para o lado de Marnie (está na cara que ela será uma caça-vampiros). Quanto ao destino de Jason, achei legal os roteiristas encontrarem um rumo diferente para o personagem em relação aos livros – na trama criada por Charlaine Harris, Jason vira sim um homem-pantera após ser mordido, enquanto no seriado, os escritores optaram por deixá-lo como ele é mesmo (como Alcide e Debbie explicam para Sookie, é um fator hereditário). Aliás, tenho a impressão de que esse história de Alcide e Debbie na nova matilha não vai acabar bem...
P.S.1: No mais, estou adorando a quarta temporada de True Blood. E vocês?
P.S.2: Confiram o vídeo com o que rolou:

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Final de semana fantástico

O autor de novelas Tiago Santiago abre o V Fantasticon

Vejam só que programão para o final de semana. Começa hoje à noite, em São Paulo, a quinta edição do Fantasticon, simpósio de literatura fantástica que tem como objetivo reunir pessoas interessadas em ficção científica, fantasia e horror com um programação intensa de palestras, bate-papos, oficinas e lançamentos de livros. A abertura será hoje, das 19h às 21h, com palestra sobre O Realismo Fantástico nas Novelas Brasileiras com Tiago Santiago, autor da novela Mutantes, da Rede Record. Na programação de amanhã, por exemplo, tem bate-papo com Daniela Padilha (editora da DCL – Difusão Cultural do Livro), Fabiana Andrade (diretora editorial da Underworld), Gabriela Nascimento (editora da Gutenberg/Autêntica), Marcelo Amado (diretor editorial da Estronho) e Mariana Rolier (editora executiva da Leya), sobre O Mercado Editorial de Literatura Fantástica no Brasil (será das 13h às 14h); Manuel da Costa Pinto (jornalista e crítico literário) e Nelson de Oliveira (escritor e doutor em Letras pela USP) conversam sobre As Fronteiras da Literatura Fantástica, das 14h30 às 15h30; 18h30 às 19h30; e o escritor Gerson Lodi-Ribeiro fará a palestra Sexo & Ficção Científica: Os Relacionamentos entre Humanos e Alienígenas, das 18h30 às 19h30.  No domingo, das 14h30 às 15h30, haverá a palestra O Fantástico em Dostoievsk, com Flávio Ricardo Vassoler, mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP; e das 16h às 17h, acontece a mesa-redonda Literatura Brasileira de Entretenimento: A Revolução da Leitura,  com André Vianco (escritor), Eduardo Spohr (escritor e jornalista), Raphael Draccon (roteirista e escritor) e Luis Eduardo Matta (escritor). Os visitantes poderão ainda conferir a exposição O Vampiro no Brasil: Uma Fantástica Jornada, organizada por Silvio Alexandre e Adriano Siqueira, e os muitos lançamentos de livros com os principais nomes da literatura fantástica brasileira atual.
P.S.1: O Fantasticon é organizado pelo editor Silvio Alexandre e é uma realização da Biblioteca Pública Viriato Corrêa do Sistema Municipal de Bibliotecas e da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. O mais legal: é de graça!
P.S.2: Para quem se interessou, o V Fantasticon acontece na Biblioteca Pública Viriato Corrêa (Rua Sena Madureira, 298, Vila Mariana, fones 11 5573-4017 e 11 5574-0389), próxima à Estação Vila Mariana do Metrô. De acordo com os organizadores, não é necessário se inscrever antecipadamente para as palestras, mesas-redondas e oficinas, mas senhas serão distribuídas com uma hora de
antecedência, obedecendo à capacidade de lotação de cada espaço.
P.S.3: Confiram a programação completa no site do Fantasticon.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Uuhhhuuuu!

Sookie e o Eric desmemoriado da quarta temporada

Agora é oficial: True Blood terá mesmo uma quinta temporada, que chega à telinha em junho de 2012! O produtor Alan Ball já havia adiantado o fato durante a Comic-Con, conforme noticiado aqui no blog, mas, faltava a confirmação oficial da HBO, que aconteceu hoje!
P.S.: Uuhhhuuuu!

É para ser digerido lentamente

Lars von Trier (de vermelho) conversa com os
atores durante as filmagens de Melancolia

Confesso que tive de esperar alguns dias para escrever sobre Melancolia (Melancholia, Dinamarca/ Suécia/ França/ Alemanha, 2011), do diretor Lars von Trier. Isso porque, como deixei claro no título do post, este é um filme para ser digerido lentamente. Saí da sala de cinema com um tremendo ponto de interrogação na cabeça. Os roteiros dos jornais e sites especializados em cinema definem o mais recente trabalho do polêmico cineasta dinamarquês como ficção-científica. É uma classificação simplista. Está certo que a trama tem como pano de fundo a expectativa em torno do planeta Melancolia, em rota de colisão com a Terra – será que ele vai mesmo se chocar com o nosso mundinho ou os astrônomos erraram os cálculos? Correndo o risco de também parecer simplista, cheguei à conclusão de que Melancolia é um filme sobre o fim do mundo. Literalmente e metaforicamente. Sim, a vida na Terra está ameaçada pelo planeta Melancolia, porém fica claro que ela acabou há muito para as irmãs Justine (Kirsten Dunst) e Claire (Charlotte Gainsborg), apesar de as aparências mostrarem o contrário. Justine tem uma espécie de "surto melancólico" no dia do seu casamento, cuja cerimônia caríssima foi paga pelo cunhado, John (Kiefer Sutherland). Como que para desafiar os limites de Claire (e, por que não dizer, os dela própria), Justine praticamente não participa da festa e, para completar, rejeita o noivo, Michael (um contido Alexander Skarsgård). Uma cena emblemática que demonstra esse abandono ao qual Justine se permitiu chegar é quando, vestida de noiva, ela se agacha, abaixa a calcinha e urina no campo de golfe do cunhado. Claire, por sua vez, se esconde atrás da fachada de mãe/esposa perfeita, a senhora do castelo construído pelo marido que não a fez esquecer em nenhum momento de quem é o dinheiro. E com a ameaça de destruição da Terra cada vez mais distante da hipótese, ela vê seu mundo particular desmoronar em meio a momentos de extrema frivolidade – ela cozinha bolo de carne na expectativa de que o apelo afetivo do prato tire Justine de seu estado catatônico pós-casamento, mas, curiosamente, o que faz com que a irmã "se liberte" é, justamente, a proximidade do fim do mundo. É uma conformidade que traz a redenção. "A vida só existe na Terra. E não por muito tempo", resume Justine. Repito: é um filme para ser digerido lentamente. E não é para todo tipo de audiência.

Kirsten Dunst em cena do filme: é o
fim do mundo como o conhecemos

P.S.: Vale destacar a beleza visual de Melancolia (a sequência inicial é maravilhosa!) e para as participações dos ótimos John Hurt e Charlotte Rampling, como os pais de Justine e Claire, e de Stellan Skarsgård, como o surreal padrinho do noivo/patrão da noiva.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Vampiro também doa sangue

Taí um vampiro cidadão!

No próximo sábado, 13 de agosto, acontece em São Paulo, Capital, mais uma edição da Campanha do Dia dos Vampiros, cujo principal objetivo é incentivar a doação de sangue. O evento, segundo os organizadores, é realizado desde 2002 e a data se tornou lei em Sampa, em 23 de setembro de 2003. A ideia é reunir o maior número de pessoas possível, se possível vestidas a caráter, às 10h, no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp), e sair em cortejo até o Hemocentro Fundação Pró-Sangue, no Hospital das Clínicas, e doar sangue. Além disso, o Dia dos Vampiros quer incentivar a diversidade artística e também a luta contra preconceitos e discriminações. Para isso, conta com a participação de artistas de diversas áreas e também de escritores de literatura fantástica, que doam livros para serem sorteados entre os doadores. Para se ter uma noção de como o evento tem chamado a atenção, este ano o Playcenter doou 500 passaportes para as Noites do Terror, também para serem sorteios entre doadores de sangue. Ainda no sábado, mas às 22h, será realizada uma festa à fantasia para celebrar os dez anos de existência da personagem Liz Vamp, no Tênis Clube Paulista. Doadores de sangue do Dia dos Vampiros entram na faixa.
P.S.: Tá dado o recado. Mais informações no site Dia dos Vampiros.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Depois daquele beijo...

Sookie e Eric... ai, ai, ai...

A Sookie está mesmo enrascada. Não adiantou nada o espírito de sua avó avisar: ela está mesmo caidinha pelo Eric desmemoriado. E depois do beijo que rolou no quinto episódio da quarta temporada de True Blood, exibido ontem pela HBO Brasil, a única certeza é aquela de sempre: a nossa heroína não aprende. Seja nos livros, seja no seriado, Sookie acaba enroscada (e enrascada!) com Eric. Tá certo que os fãs estão loucos pra ver se rola na telinha a famosa cena do chuveiro (nesse ponto, não sou diferente de ninguém), mas, com o viking, todo o cuidado é pouco.
Aliás, o que não faltou nesse quinto episódio foi gente enrascada: Sam teve que ajudar Tommy a dar um jeito no corpo dos pais, que o metamorfo mais jovem matou num rompante de fúria e em defesa própria; Jason está sentindo os efeitos de ter bebido o sangue de Jéssica (hilária a cena do quase "ménage" entre o irmão de Sookie, a cria de Bill e Hoyt durante o sonho de Jason) e está às vésperas de se transformar em pantera pela primeira vez; o bebê de Rosemary – ops! – ou melhor, de Arlene e Terry, continua um mistério já que, pelo visto, o "benzimento" feito pelo reverendo Daniels e Lettie Mae de nada adiantou; Jesus e Lafayette foram ao México atrás do xamã/brujo avô do enfermeiro, que já mostrou que não é flor que se cheire, enquanto Alcide recebeu uma visita indesejada, no caso, a do líder da matilha de Shreveport (boa coisa não vem por aí).
Isso sem falar de Tara, que vai ter que se explicar com a namorada em New Orleans e Pam, que num momento de descuido durante a reunião do agora rei Bill com os xerifes da Louisiana, deixou escapar que Eric perdeu a memória ("é uma caixa vazia", disse a "pobrezinha/podrezinha") e acabou tendo que "entregar" o esconderijo do vampirão viking. E, o que dizer da cara de traído de Bill ao saber que seu desafeto está na casa de Sookie? Demais! Ele provou do próprio veneno e, definitivamente, não gostou. A gente já pode se preparar para o pior...
P.S.1: Confiram um vídeo com o que rolou no quinto episódio da quarta temporada de True Blood:


P.S.2: Estou louca pra conferir o próximo capítulo da "novela"....

domingo, 7 de agosto de 2011

Shows que vou conferir este ano (III)

Ingresso na mão: Duran Duran no SWU, aqui vou eu!


P.S.: E é no mesmo dia do Peter Gabriel!!!

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Num cinema perto de você

Alexander Skarsgård e Kirsten Dunst em cena de Melancolia

Entrou em cartaz hoje nos cinemas brasileiros o filme Melancolia, do polêmico diretor dinamarquês Lars von Trier (aquele que foi expulso e considerado persona non grata no Festival de Cannes após dar a infeliz declaração de que entendia Hitler). Mas, o que esse filme tem a ver com vampiros e afins? Tudo! É que no elenco do longa-metragem está ninguém menos do que Alexander Skarsgård, o Eric Nortman de True Blood. Ele interpreta Michael, noivo de Justine (Kirsten Dunst, a Claudia de Entrevista com o Vampiro). O longa-metragem é uma ficção-científica sobre como a notícia da colisão do planeta Melancolia com a Terra afeta as pessoas. Isso tendo como pano de fundo justamente a festa de casamento de Justine e Michael e a difícil relação entre a noiva e sua irmã Claire (Charlotte Gainsbourg, de Anticristo), cujo marido, John (Kiefer Sutherland, de 24 Horas, e que também já foi vampiro em Os Garotos Perdidos) é que está pagando pelo "convescote". No elenco ainda está Stellan Skarsgård, pai de Alexander, que já trabalhou com Lars von Trier em Ondas do Destino (1996), Dançando no Escuro (2000), Dogville (2003) e Manderlay (2005). Para quem não associou o nome à pessoa, Stellan foi visto recentemente na telona em Thor e na franquia Piratas do Caribe.
P.S.: Ainda não assisti, mas prometo escrever um post sobre. Gosto do trabalho de Lars von Trier, independentemente das polêmicas que ele cria. Seu cinema é personalíssimo, por isso muitos consideram seus filmes difíceis. Mas, para quem acha que cinema pode ser mais do que simples diversão, taí a dica!

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Os 35 anos de um clássico

Capa da segunda edição do livro

Gente: Entrevista com o Vampiro, clássico da literatura vampiresca escrito por Anne Rice, completa 35 anos em 2011. Publicado em 1976, o livro foi o responsável pela renovação da imagem do bebedor de sangue ao contar a história de Louis, um vampiro bonito e sedutor em conflito com sua natureza assassina pois se recusa a abandonar sua humanidade. Me lembro que, quando li, há um bom tempo (bota tempo nisso – a edição que eu tenho é essa da capa lilás e já está praticamente aos pedaços), me apaixonei pela obra e mal pude esperar para conferir os livros que, até então, compunham suas Crônicas Vampirescas (a saber: O Vampiro Lestat – tão bom quanto Entrevista com o Vampiro – e A Rainha dos Condenados). Em homenagem, aqui segue o trecho inicial do livro, cuja edição brasileira tem tradução de ninguém menos que Clarice Lispector, para, quem sabe, "convencer" aqueles que ainda não leram a se aventurar por uma das melhores histórias de vampiro já escritas.
"– Compreendo...
Disse o vampiro pensativo, caminhando lentamente pela sala até a janela. Durante muito tempo permaneceu de pé em frente à luz fraca e à torrente de tráfego da Rua Divisadero. Agora o rapaz conseguiu ver os móveis da sala mais claramente, a mesa de carvalho redonda, as cadeiras. Numa das paredes, uma bacia pendia sob um espelho. Apoiou a maleta na mesa e esperou.
– Qual a quantidade de fita que você trouxe? – perguntou o vampiro, virando-se agora de modo a que o menino pudesse ver seu perfil. – O suficiente para registrar a história de uma vida?
– Certamente, se for uma vida movimentada. Às vezes chego a entrevistar três ou quatro pessoas, numa noite de sorte. Mas tem de ser uma boa história.
– É claro – respondeu o vampiro. – Então, gostaria de lhe contar a história de minha vida. Gostaria muitíssimo de fazê-lo.
– Ótimo – disse o jovem. E tirou rapidamente o pequeno gravador da maleta, testando a fita e as pilhas. – Estou realmente ansioso por saber por que você acredita nisso, por que...
– Não – disse o vampiro rispidamente. – Não podemos começar desse jeito. Seu equipamento já está pronto?
– Está.
– Então sente-se. Vou acender a lâmpada.
– Pensei que os vampiros não gostassem de luz – comentou o rapaz. – Mas caso ache que a escuridão pode ajudar a criar uma atmosfera...
Então, parou de falar. O vampiro o observava de costas para a janela. O rapaz não conseguia tirar nenhuma informação daquela expressão, mas, ainda assim, havia algo no vulto quieto que o perturbava. Começou novamente a tentar falar, mas não disse nada. E então viu, com alívio, que o vampiro se dirigia à mesa e apertava o interruptor.
A sala foi imediatamente invadida por uma desagradável luz amarela. E o rapaz, fitando o vampiro, não pôde deixar deixar de engolir a seco. Seus dedos bailaram novamente pela mesa, agarrando a borda.
– Meu Deus! – murmurou, fitando, sem fala, o vampiro.
O vampiro era incrivelmente branco e suave, como se tivesse sido esculpido em osso decorado. Seu rosto parecia tão inanimado quanto uma estátua, exceto pelos dois olhos verdes e brilhantes que examinavam o rapaz atentamente, como se fossem chamas saindo de um crânio. O vampiro sorriu, quase  melancolicamente, e a substância branca e macia de seu rosto se moveu como as linhas infinitamente flexíveis, mas mínimas, de um desenho animado.
– Compreende? – perguntou suavemente.
O rapaz estremeceu, levantando a mão como se quisesse se proteger de uma luz poderosa. Seus olhos passearam lentamente pelo paletó preto, de bom corte, que tinha somente vislumbrado no bar, as longas dobras da capa, o lenço de seda negra amarrado no pescoço, e o brilho do colarinho branco, tão branco quanto a carne do vampiro. Fitou, espantado, seu cabelo cheio e negro, as ondas cuidadosamente penteadas para encobrir a ponta das orelhas, os cachos que mal tocavam a borda do colarinho branco.
– Agora, ainda quer a entrevista? – perguntou o vampiro.
A boca do rapaz ficou aberta, sem emitir nenhum som. Balançava a cabeça. Depois disse:
– Quero."
Entrevista com o Vampiro ainda é publicado no Brasil pela Rocco (é vendido a R$ 42,00 no site da editora, que detém a obra de Anne Rice no Brasil) e chegou aos cinemas em 1994, com direção de Neil Jordan e estrelado por Brad Pitt (Louis), Tom Cruise (Lestat), Kirsten Dunst (Claudia) e Antonio Banderas (Armand). Vale lembrar que a série Crônicas Vampirescas é composta pelos seguintes livros: Entrevista com o Vampiro (1976),  O Vampiro Lestat (1985),  A Rainha dos Condenados (1988), A História do Ladrão de Corpos (1992), Memnoch (1995), O Vampiro Armand (1998), Merrick (2000), Sangue e Ouro (2001),  A Fazenda Blackwood (2002) e Cântico de Sangue (2003). Anne Rice também escreveu outros livros sobre o assunto na série chamada de Novos Contos de Vampiros: Pandora (1997) e Vittorio, o Vampiro (1999).

Anne Rice vem ao Brasil em setembro

P.S.1: Coincidentemente, no aniversário de 35 anos da obra que a tornou conhecida, Anne Rice vem ao Brasil como uma das atrações da XV Bienal do Livro do Rio, entre 1º e 11 de setembro no Riocentro. Ele vai lançar De Amor e Maldade, segundo volume da trilogia sobre anjos iniciada com Tempo dos Anjos. Ainda sem informações sobre dia e horário, mas Anne mandou um recado para os fãs brasileiros no blog da jornalista Fernanda Ezabella, correspondente do jornal Folha de S.Paulo (Fernanda fez uma longa entrevista com a escritora). Ela disse que adora o Brasil, país que visitou nos anos 1990, e fala sobre seu novo novo projeto, The Wolf Gift, que será sobre lobisomens! Segue o vídeo:


P.S.2: Para mais informações sobre a XV Bienal do Livro do Rio, basta acessar o site oficial. Aliás, Anne Rice não é a única escritora internacional do universo fantástico a participar do evento. Alysson Noël (Os Imortais), Deborah Harkness (A Descoberta das Bruxas) e Lauren Kate (Fallen) também vêm.

E no quarto episódio da quarta temporada de True Blood...

Olha a Marnie enfeitiçando a Pam

A batata assou para:
Pam – Na ânsia de "consertar" seu criador, Eric Northman, Pam acabou sendo vítima da bruxa que encarna em Marnie e teve o rosto transfigurado;
Bill – Apesar de o cara estar certo (sim, as bruxas são uma ameaça real para os vampiros, apesar de Nan Flanagan fazer pouco caso das desconfianças do vampirão), o rei Bill vai ter que ser virar para resolver o mistério do "desaparecimento" de Eric. E se humilhar também (vide o que ele passou na casa da Sookie).  E, com se não bastasse, ele estava numa relação – digamos – incestuosa com Portia Belleflour! Sim, ele é "ta-ta-ta-ta-ravô" dela ou coisa parecida;
Tommy – Mais uma vez, o irmão de Sam caiu numa armadilha dos pais, que querem obrigá-lo a voltar para o ringue de briga de cães. Como ele vai sair dessa? Vamos aguardar os acontecimentos;
Terry e Arlene – O bebê de Rosemary atacou novamente (ou o que quer que seja aquela criança).

Sookie tenta colocar Eric pra dormir depois do banho...

Vai continuar assando para:
Sookie – Não tem jeito: seja nos livros ou na televisão, Sookie não aprende nunca (e ela já está ficando caidinha pelo Eric desmemoriado);
Eric – Depois de quase "fritar" ao tomar banho no rio em plena luz do dia, quando estava tomado por uma alegria quase infantil (efeito do sangue de Claudine), passada a euforia, a realidade da situação começa a bater à porta do viking e ele dá sinais de que está ficando deprimido;
Jason – Após ser transformado em "homem-pantera" e estuprado pela mulherada de Hotshot, o irmão de Sookie conseguiu escapar, mas acabou matando Felton. Caído na beira da estrada, foi resgatado por Jessica e Hoyt. Mas, como em True Bood nada é o que parece, vem coisa aí;
Tara, Jesus e Lafayette – Esse trio que se prepare para o pior. Eles bem que tentaram fazer alguma coisa para selar a paz entre vampiros e bruxos, mas, o resultado não foi o que eles esperavam. Agora, vão ter que se virar para não ir dessa para melhor.
E vai assar para:
Alcide – Alguém acredita que Debbie Pelt ficou feliz com o socorro prestado pelo lobisomem a Sookie? Eu, não. Te cuida, Alcide;
Sam – Esse cara se meteu com a mulher errada...
P.S.1: São tantas as tramas dessa quarta temporada de True Blood que me pergunto: como os roteiristas vão sair dessa? Bem, espero. Afinal, são só 12 episódios.
P.S.2: Assistam ao vídeo com o resumo do que aconteceu:


P.S.3: Que venha o próximo domingo!