Sexo, sangue e rock & roll – Fatos e boatos do mundo sobrenatural (***)

SEXO, SANGUE E ROCK & ROLL – FATOS E BOATOS DO MUNDO SOBRENATURAL (***)

Bem-vindos, amigos de sangue

Bem-vindos, amigos de sangue. Este blog foi feito para pessoas – ops! – mortos-vivos como eu que gostam de jogar conversa fora sobre o nosso universo: o mundo dos bebedores de sangue “de verdade” e também da ficção. Enfim, é um espaço para uma boa conversa fiada regada a muitas taças de sangue e pescocinhos na mira da webcam (ai!). Entre e dê uma mordidinha...

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Um detetive do outro mundo


Vejam só o filme que entra em cartaz amanhã nos cinemas norte-americanos: Dylan Dog: Dead of Night, longa de Kevin Munroe baseado nos fumetti de sucesso lançados pela Sergio Bonelli Editore em 1986 e publicados até hoje com tiragens que chegam a um milhão de exemplares (os fumetti são os quadrinhos italianos). Conhecido como o Detetive do Pesadelo, Dylan Dog é um investigador que atua no submundo do mundo sobrenatural (dá para entender?) e está sempre às voltas com vampiros, zumbis e afins ao lado do inseparável parceiro Groucho. No longa, o detetive é vivido por Brandon Routh (o Super-Homem/Clark Kent de Superman, o Retorno) e, para desespero dos fãs - há protestos e mais protestos na blogsfera -, o personagem Groucho, inspirado no mais sarcástico dos Irmãos Marx, não existe, e o detetive é "assistido" por Marcus (Sam Huntington, que, curiosamente, foi o fotógrafo Jimmy Olsen em... Supermam, o Retorno!). Atenção para o "slogan" do filme (se é que ainda se usa esse termo):  "Living investigator. Undead clients. Zombie partner. No pulse? No problem" (algo como "Detetive vivo. Clientes mortos-vivos. Parceiro zumbi. Não respira? Não tem problema"). Como não assisti ao filme, não posso dar minha sincera opinião. Pelo trailer, achei divertido. O negócio é esperar pra ver...
P.S.: Confiram o trailer:


P.S.2: A data prevista de estreia no Brasil é 19 de agosto.
P.S.3: Para quem quiser saber mais sobre o longa, o site oficial é: http://dylandogdeadofnight.com/
P.S.4: Já para quem ficou interessado nos quadrinhos, o site da editora italiana é: http://www.sergiobonellieditore.it/.

domingo, 24 de abril de 2011

Top Five da "MTVampira" - Música "velha"

Adoro música dos anos 60 do século passado (rsrsrsrsrs). E, revendo um documentário sobre a história do rock, Motown e afins na Vh1, me lembrei de várias canções que simplesmente amo e resolvi compartilhar com meus caros leitores. Espero que gostem!

1) The House of The Rising Sun - The Animals


2) Good Vibrations - The Beach Boys


3) Touch Me - The Doors


4) Remember (Walkin' in The Sand) - The Shangri-Las


5) Ain't no Mountain High Enough - Marvin Gaye and Tammi Terrell


P.S.: A lista não segue uma ordem de preferência. São somente canções e artistas maravilhosos que, como já escrevi acima, eu gosto. The Animals, por exemplo, é uma banda sensacional e que precisa ser redescoberta. Nunca ninguém cantou tão lindamente uma canção sobre um... puteiro! Sim, amiguinhos e amiguinhas: The House of The Rising Sun fala sobre uma "casa de tolerância" de New Orleans!
Good Vibrations, dos Beach Boys, é uma obra-prima. E o curioso do vídeo de 1966 é que Brian Wilson, o pai da criança, não aparece. Na época, ele ficava no estúdio, compunha, arranjava, gravava, mas não saía em turnê com o grupo. Brian simplesmente detestava o palco, trauma do qual ele se livrou muitos anos depois. Tive a oportunidade de assistir a um show dele com sua banda no extinto Tim Festival, em São Paulo. Na época, ele estava finalmente lançando o disco Smile, que começou a gravar nos anos 60 e não terminou por divergências criativas com os Beach Boys, entre outras coisas. No Tim Festival, quando a banda começou a tocar Good Vibrations, originalmente lançada no álbum Pet Sounds (clássico, clássico, clássico), confesso que chorei.
Touch Me, por sua vez, está longe de ser a melhor canção dos Doors. Mas, gosto dela mesmo assim. Considero esse clipe especial: primeiro, porque Jim Morrison está lindo; segundo, porque todo aquele clima formal não combina com o grupo; e, terceiro, porque Robbie Krieger está de olho roxo! De quem será que ele levou um murro? Como já escrevi aqui no blog, visitei o túmulo de Morrison em Paris. E, assumo, também chorei. E, quando o "arremedo" dos Doors fez show na Red Eventos (leia-se Krieger e Ray Manzarek acompanhados de mais três caras), em Jaguariúna, cidade vizinha a Campinas, há três anos, se não me engano, fui obrigada a conferir. E me diverti muito... Foi muito bom ver aqueles dois velhinhos tentando botar pra quebrar (sim, tentando, porque Robbie Krieger tá um vovozinho e Ray Manzarek um tiozão!).
A primeira vez que ouvi Remember (Walkin' in the Sand), das Shangri-Las, foi no filme Os Bons Companheiros, de Martin Scorsese.  Me apaixonei na hora. Fui pesquisar sobre elas e descobri que foram as primeiras "bad girls" da música pop, com uma atitude um tanto rebelde para a época. O clipe é tosco, mas o que conta é a música, que já foi regravada pelo Aerosmith e pelas Go-Go's.
E, por fim, o que dizer de Marvin Gaye a não ser que ele foi um gênio. E as canções que gravou com Tammi Terrell estão entre as pérolas da gravadora Motown. Era o casamento artístico perfeito, tanto que, depois da morte de Tammi, aos 24 nos, vítima de um tumor cerebral, ele nunca mais foi o mesmo. Quando, nos anos 80, parecia que finalmente as coisas voltariam a dar certo para Marvin (ele tinha voltado às paradas com Sexual Healing), o cara foi assassinado pelo pai depois de uma discussão boba! Triste fim para um talento incomparável.
Dito isto, repito: espero que gostem!
P.S.2: Aqui vai uma "faixa bônus": Good Vibrations com Brian Wilson e sua banda em um show em Londres, em 2002...


P.S.3: Vibrações positivas pra todo mundo!

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Só pra não perder o hábito...

...aqui vai um vídeo que mostra os bastidores e um pouco do que vai rolar na quarta temporada de True Blood:


P.S.: Waiting sucks...

domingo, 17 de abril de 2011

Duas visões de uma mesma fábula


Entra em cartaz nos cinemas brasileiros na próxima quinta-feira, dia 21 de abril (feriado do Dia de Tiradentes), o longa-metragem A Garota da Capa Vermelha (Red Riding Hood), que se propõe a fazer uma releitura da fábula de Chapeuzinho Vermelho, dos irmãos Grimm. Com direção de Catherine Hardwick (do primeiro filme da série Crepúsculo), conta a história de uma jovem que mora numa vila medieval aterrorizada pelos ataques de um lobisomem. No elenco estão Amanda Seyfried, Shiloh Fernandez e Gary Oldman, entre outros. Bom... apesar desse ar "novidadeiro" do longa (que, diga-se de passagem, não agradou à crítica norte-americana), é preciso fazer justiça: essa ideia não é nova. É, amiguinhos e amiguinhas... Em 1984, o diretor Neil Jordan (o mesmo de Entrevista com o Vampiro) realizou A Companhia dos Lobos (The Company of Wolves), trabalho que é considerado por muitos a sua obra-prima (embora ele tenha se consagrado pra valer com Traídos pelo Desejo, de 1992). Baseado em um conto de Angela Carter, A Companhia dos Lobos aborda a questão da sexualidade adolescente a partir da figura do lobisomem. Assisti há muitos anos, mas me lembro que é um filme em que o terror é mais sugerido do que mostrado. Os "defeitos especiais" (gente: o filme é de 1984!!!)  não devem agradar à geração que cresceu assistindo à MTV e à trilogia Matrix. Mas, vale um voto de confiança, principalmente porque Neil Jordan é um cineasta diferenciado e sem medo de ousar.
P.S.1: Confiram o trailer de A Companhia dos Lobos:


P.S.2: Só para comparar, aqui segue o trailer de A Garota da Capa Vermelha:


P.S.3: Vou assistir e depois conto o que achei...

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Acho que senti cheiro de sangue...


Vejam só: o estilista e co-fundador da marca Acqua di Stresa, Giovanni Castelli, e o redator e fotógrafo do mundinho fashion Antonio Zuddas, ambos italianos, lançaram no final do mês de março, em Milão, durante uma feira de cosmética, uma nova marca de perfumes chamada Blood Concept, cujas fragrâncias são inspiradas nos quatro tipo sanguíneos. Ou seja: tem o perfume O (que contém entre seus componentes couro, framboesa, cedro etc.); o A (uma fragrância unisex com grama, folha de tomate e manjericão, entre outros); o B (que mescla madeiras aromáticas, maçã, cereja, pimenta etc.); e AB (outro produto unisex com um toque mais mineral, com alumínio, cedro etc.). Os perfumes são vendidos em vidros de 40 ml que imitam antigas garrafas usadas em hospitais. Resumo da ópera: os caras são espertos. Além de pegar carona nessa onda de dieta do tipo sanguíneo e o diabo a quatro, Castelli e Zuddas também querem sua fatia na febre de histórias de vampiros... Palmas para eles que eles merecem!
P.S.1: Dizem que a Lady Gaga já aderiu...
P.S.2: O aroma foi desenvolvido em uma perfumaria da França.
P.S.3: Depois do vinho do vampiro (aqui), Vampira acha que tudo é possível...

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Me desafiaram...


...então, sou obrigada a responder. Bom... O pessoal do blog Amor Imortal (aqui) criou esse desafio e a Deze, do Culture Freak (aqui) e a Naty, do Mundo Obscuro Naty Fênix Gótica (aqui), ambas seguidores do Blog da Vampira, me colocaram na parada.
As regras do desafio:
† Levar o banner do desafio (acima)
† Visitar quem te mordeu (feito)
† Marcar cinco outros blogs e avisá-los (feito - vejam abaixo)
† Responder a uma série de perguntas (feito - idem)
Então, aí vai:

1 – Gostaria de ser um (a) vampiro (a) e viver eternamente?
Como assim? Eu sou uma vampira (rsrsrsrsrs). Falando sério: não.

2 – Se fosse um (a) vampiro (a) como gostaria de ser chamado (a)?
Pelo meu nome mesmo.

3 – Qual a idade que gostaria de ter pra sempre?
A minha.

4 – Qual seria sua aparência?
Um pouquinho mais alta, um pouquinho mais magra, enfim, o básico...

5 – Seria do bem ou do mal?
Do mal, claro!

6 – Viveria entre os humanos ou seria solitário (a)?
Viver solitário não está com nada.

7 – Conseguiria viver de sangue humano ou seria um ser “vegetariano (a)”?
Esse negócio de vampiro vegetariano é uma aberração da natureza!

8 – Qual seu vampiro (a) da ficção favorito?
Lestat, sempre!

9 – Qual seu livro sobre vampiros favorito?
Entrevista com o Vampiro, de Anne Rice.

10  – Assiste algum seriado sobre vampiros atualmente?
True Blood.

11 – Indique um filme sobre o assunto:
Deixa Ela Entrar (o original, sueco). Maravilhoso!

12  – O que você acha da saga Crepúsculo?
Me inclua fora dessa! Tô fora! Passo longe!

13 – Qual vampiro (a) mais lindo (a) da atualidade?
Eric de True Blood.

14 – Qual o casal mais lindo?
Sookie e Bill de True Blood.

15 – Prefere um anjo ou um vampiro?
Depende...

16 – Preferiria namorar um (a) lobisomem ou um vampiro (a)?
De novo, depende... Se o Alcide de True Blood me desse mole, com certeza eu iria uivar pra lua ao lado desse lobisomem!

17 – Se fosse um vampiro (a) namoraria um humano (a)?
Não.

18 –  Se os vampiros (as) existissem se apaixonaria por um?
Não.

19 – Se fosse um vampiro (a) seria vingativo?
Com certeza! rsrsrsrsrsrs

20 – Seria belo (a) ou monstruoso (a)?
Belo e monstruoso... Vampiros são assim, por isso que suas histórias nos encantam.

21 – Qual poder gostaria de ter?
De desaparecer na hora certa, ou seja, quando me convier.

22 – Conseguiria ficar longe de sua família?
Não (ainda bem que vampiros não existem... rsrsrsrsrs)

23 – Se vivesse eternamente o que gostaria de fazer nesse tempo todo?
Não gostaria de viver eternamente, deve ser uma chatice, um tédio...

24 – Quais lugares moraria?
Itália, Inglaterra (não necessariamente durante a eternidade, mas nesta vidinha mortal mesmo)

25 – Teria coragem de transformar alguém em vampiro (a)?
Não.

26 – Qual seria seu pior inimigo (sobrenatural)?
Eu mesma.

Bom, tá respondido.
Repasso para os seguintes blogs:

Grupo Amaryllis
Com Açúcar e Ciaruneto
Red Rose
Lord Daniel Salem
Vampiros da Noite

P.S.: Agora, acho que vou desafiar alguém para um duelo... Vou mandar meu par de luvas de pelica para a lavanderia...


Com um pouco de atraso...

...aqui segue o novo teaser da quarta temporada de True Blood:


P.S.: Será o filho do demo?

sábado, 9 de abril de 2011

Era uma vez, num reino nem tão distante assim...


Vampira não é o que se pode chamar de noveleira. Mas, vez ou outra, uma dessas tramas me chama a atenção. É o caso de Cordel Encantado, nova novela das seis da Globo que estreia na segunda-feira no lugar daquela chatice chamada Araguaia. Achei pra lá de interessante o fato de o folhetim misturar a tradição brasileira da literatura de cordel com a universalidade dos contos de fada, já que a história junta cangaceiros do sertão nordestino com reis, rainhas e princesas de um reino distante chamado Seráfia do Norte. Com cenas gravadas no Complexo Turístico Xingó (na divisa dos estados de Sergipe e Alagoas, um dos lugares mais bonitos e míticos que já conheci - foi lá que morreu Lampião) e no Castelo de Chambord, no Vale do Loire, na França, a novela de autoria de Thelma Guedes e Duca Rachid e com direção de Aurora Mautner promote um show de ousadia. Um exemplo? O anárquico diretor de teatro Zé Celso Martinez Corrêa faz uma participação pra lá de especial. Quem poderia imaginá-lo numa novela da Globo? Eu, com certeza, não.
P.S.1: O vídeo acima é um bom aperitivo. Estou ansiosa para conferir!
P.S.2: Em tempo: já que o assunto aqui é novela, vale lembrar que o canal pago Viva vai reprisar Vamp, a partir de segunda-feira, no horário das 15h30. Na chamada, uma cutucada em Crepúsculo: Vamp é do tempo que vampiro não brilhava... rsrsrsrsrsrs

sexta-feira, 8 de abril de 2011

A Hora do Espanto - A Missão

Vampira News, Urgente! Vejam só mais algumas fotos do remake de A Hora do Espanto:




P.S.: As imagens foram liberadas hoje pelos estúdios Dreamworks!

Isso eu já sei faz tempo...

Gente: e não é que o Joe Manganiello, a.k.a. lobisomem Alcide de True Blood, ganhou o troféu Cause You're Hot (porque você é quente) nos prêmios NewNowNextAwards da Logo TV, nos Estados Unidos? A entrega aconteceu esta semana em Hollywood, na Califórnia.


P.S.1: Olha ele aí recebendo o prêmio!
P.S.2: Como já escrevi aqui no blog, Manganiello não precisa de nenhum troféu para confirmar aquilo que Vampira já sabe: ele é quente, bonito, gostosão!

É a melancolia

Confiram só o trailler de Melancholia, filme do diretor dinamarquês Lars Von Trier (de Dançando no Escuro e Dogville), que conta no elenco com Alexander Skargard, o Vampiro Eric de True Blood. O longa-metragem, que será exibido no festival de Cannes deste ano (ao que consta, Skarsgard estará no tapete vermelho), conta a história de como o relacionamento de duas irmãs se deteriora à medida em que a Terra está para ser atingida por um outro planeta. As irmãs são vividas por Kristen Dunst e Charlotte Gainsbourg. O personagem de Alexander é o marido de Kristen. No elenco recheado de estrelas também estão Kiefer "24 Horas" Sutherland e Stellan Skarsgard, o pai de Alexander.


P.S.: É uma oportunidade de assistir Alexander Skarsgard em ação em um tipo de produção que é oposto de True Blood. Mas, para quem não é familiarizado com a obra de Von Trier, um aviso: final feliz e com redenção não é com ele. Ou seja: pode se preparar para sair deprimido do cinema!

quinta-feira, 7 de abril de 2011

A Hora do Espanto - A Imagem

Vejam só uma das primeiras fotos de Colin Farrell na pele de Jerry Dandridge no remake do cult movie de horror dos anos 1980, A Hora do Espanto:


P.S.1: Para quem não sabe, A Hora do Espanto, o original, foi lançado em 1985 e se tornou um tremendo sucesso. Conta a história do adolescente Charley Brewster, um carinha louco por filmes de terror que tem certeza que seu novo vizinho, Jerry Dandridge, é um vampiro, mas ninguém acredita nele - nem sua namorada, nem seu melhor amigo e muito menos a polícia. Na nova versão, que chega aos cinemas norte-americanos no dia 19 de agosto, quem dá vida a Charley é Anton Yelchin (do novo Star Trek, também na foto acima).
P.S.2: Promete!

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Na pista com Stephen Moyer II

Vejam só mais um vídeo sobre os treinos para a corrida beneficente que a Toyota vai realizar em Los Angeles e que contará com a participação de Stephen Moyer, o Vampiro Bill de True Blood. Nessa entrevista, Moyer diz, entre outras coisas, que se sente uma criança com um carro de corrida de brinquedo. "Eu sempre amei correr. Eu brincava com carrinhos de brinquedo quando criança. Eu simplesmente não quero ir para casa", declarou.


P.S.: Só para lembrar, o Toyota Celebrity/Pro Grand Prix ocorre no próximo dia 16!

domingo, 3 de abril de 2011

Das músicas que eu gosto... (III)

Personal Jesus, do Depeche Mode, é definitivamente um clássico!


P.S.: E esse show em Barcelona, hein? De arrepiar!

Escritores do Brasil (7)


Em nome da história

E neste domingo chuvoso (pelo menos aqui na minha cidade), decidi retomar os posts sobre os escritores brasileiros de literatura fantástica. E pra não dizer que só escrevo sobre novos autores, decidi pesquisar um pouco da história do gênero no Brasil e me deparei com o nome de Murilo Rubião, jornalista e escritor mineiro que é considerado um dos grandes quando o assunto é literatura fantástica nacional (que, não necessariamente, envolve vampiros e afins). Nascido em 1916, em Carmo de Minas, ele tem uma carreira pra lá de interessante. Estudou Direito e, entre outras funções, foi chefe de gabinete do presidente Juscelino Kubitschek, adido cultural do Brasil na Espanha e criador do suplemento literário do jornal O Estado de Minas. Seu primeiro livro de contos, O Ex-Mágico (uma sátira sobre a burocracia e a mesmice do dia a dia), saiu em 1947. Na época, ele foi comparado a Franz Kafka e sua A Metamorfose. Porém, não despertou tanto o interesse do público leitor, o que não o impediu de continuar publicando. Suas obras seguintes foram A Estrela Vermelha (1953) e Os Dragões e Outros Contos (1965). Mas, foi com O Pirotécnico Zacarias (1974) que ele foi finalmente "descoberto" e aclamado como um dos grandes do gênero. O Convidado (1974), A Casa do Girassol Vermelho (1978) e O Homem do Boné Cinzento e outras histórias (1990) completam sua bibliografia. Rubião morreu em 16 de setembro de 1991. Confiram só esse texto em que ele faz um auto-retrato:
"No livro de registro de nascimento da matriz de Silvestre Ferraz, hoje Carmo de Minas, encontro, ao lado meu, os nomes de meus pais: Eugênio Alvares Rubião e Maria Antonieta Ferreira Rubião. 1916. Meu pai, homem de boa cultura humanística, era filólogo e pertenceu à Academia Mineira de Letras. Escrevia com rara elegância, a apesar de gramático. Dele herdei a timidez e um certo ar cerimonioso, que me tem privado da simpatia de numerosas pessoas. Algumas delas mulheres, o que é lamentável. Em Belo Horizonte residi vinte e cinco anos. Alguns alegres, outros tristes. Lá pretendo morrer. No cemitério do Bonfim, se não for incômodo para os que me sobreviverem. Cursei grupo escolar, ginásio, Faculdade de Direito, e posso afirmar, sem sombra de orgulho, que jamais fui primeiro aluno em qualquer disciplina. Como escritor, alcancei algum êxito na burocracia das letras. Três vezes presidente da Associação Brasileira de Escritores (Secção de Minas Gerais) e vice-presidente do I Congresso Brasileiro de Escritores. Sete anos levei para escrever e publicar o meu primeiro livro O Ex-Mágico. Nem por isso ele saiu melhor. Comecei a ganhar a vida cedo. Trabalhei em uma baleira, vendi livros científicos, fui professor, jornalista, diretor de jornal e de uma estação de rádio. Hoje sou funcionário público. Celibatário e sem crença religiosa. Duas graves lacunas do meu caráter. Alimento, contudo, sólida esperança de me converter ao catolicismo antes que a morte chegue. Muito poderia contar das minhas preferências, da minha solidão, do meu sincero apreço pela espécie humana, da minha persistência em usar pouco cabelo e excessivos bigodes. Mas, o meu maior tédio é ainda falar sobre a minha própria pessoa."
P.S.1: Legal, hein?
P.S.2: Para quem se interessou, tem um site bem bacana sobre sua vida e obra: www.murilorubiao.com.br/. Vale a pena conferir.


P.S.3: A editora Companhia das Letras lançou, no ano passado, Murilo Rubião - Obra Completa (edição de bolso), livro que reúne os contos e crônicas do autor. No site da livraria Saraiva custa R$ 25,00.

Ah, Joe...

...Manganiello, só você para me inspirar num domingão de chuva!


P.S.: O que eu posso dizer além de... Aaaaauuuuuuuuuu!

Conserte o Eric já!

Vejam só o novo teaser da quarta temporada de True Blood!


P.S.: A data de estreia mudou para 26 de junho. Assim não dá!

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Frase do Dia

“Quando estou em casa eu só recolho cocô de cachorro. Mas, aqui entre vocês, sou um rei.”
De Ozzy Osbourne, ao comentar sua turnê pelo Brasil.
P.S.: Adoro esse cara. Conferi o show dele no extinto festival Monsters of Rock. Adorei. Ele é um canastrão assumido cercado por uma banda f... Quem for, certamente vai se divertir.