Sexo, sangue e rock & roll – Fatos e boatos do mundo sobrenatural (***)

SEXO, SANGUE E ROCK & ROLL – FATOS E BOATOS DO MUNDO SOBRENATURAL (***)

Bem-vindos, amigos de sangue

Bem-vindos, amigos de sangue. Este blog foi feito para pessoas – ops! – mortos-vivos como eu que gostam de jogar conversa fora sobre o nosso universo: o mundo dos bebedores de sangue “de verdade” e também da ficção. Enfim, é um espaço para uma boa conversa fiada regada a muitas taças de sangue e pescocinhos na mira da webcam (ai!). Entre e dê uma mordidinha...

terça-feira, 29 de junho de 2010

Como ter um vampiro para chamar de seu

Se você, querida leitora, sonha em namorar um vampiro, ouso dizer que seus problemas acabaram. Não, não se trata de nenhum produto das Organizações Tabajara, mas do livro 100 Dicas para Conquistar um Vampiro (Panda Books), da jornalista Arianne Brogini. Confira as cinco primeiras dicas:

1) Tire sonecas durante o dia
Para conquistar um vampiro é preciso estar bem disposta à noite. Como a maioria deles tem um probleminha fatal com a luz do sol, aproveite para dormir durante o dia. É claro que eles podem ter um anel que lhes permita andar felizes e tranquilos em um dia ensolarado, como os IRMÃOS SALVATORE (The Vampire Diaries); porém há aqueles que sequer dormem, como EDWARD (saga Crepúsculo). Vampiros desse tipo, no entanto, são exceção à regra. Caso você não viva em uma cidade fria e escura como Forks, é melhor se acostumar a passar pelo menos parte da noite acordada para poder participar da vida de um vampiro. Estude, faça suas tarefas, leia seus livros, mas, sempre que possível, tire uma soneca. Quando não conseguir um cochilo rejuvenescedor, procure subterfúgios para espantar o sono: café, refrigerantes que contenham cafeína na composição e sucos com guaraná, desde que consumidos sem exagero.

2) Pratique a “cara de paisagem” em frente ao espelho
Viver no mundo dos vampiros não é muito fácil. Talvez você tenha de testemunhar alguns deles se alimentando com sangue de animais, como o “vegetariano” Edward e todo o clã Cullen (saga Crepúsculo), ou até mesmo ver os caninos se alongando, quando eles afloram sua faceta mais animalesca. Nem sempre o lado mais selvagem de um vampiro é tão bonitinho quanto o de Edward (Robert Pattinson) ou o de Louis (Brad Pitt), de Entrevista com o vampiro. Alguns são bem assustadores: Drácula (Gary Oldman), no filme de Francis Ford Coppola; Angel (David Boreanaz) e todos os vampiros de Buffy – a caça-vampiros; Drácula, (de Christopher Lee), em O vampiro da noite; David (Kiefer Sutherland) e seus comparsas, em Garotos perdidos; Jerry Dandrige (Chris Sarandon), em A hora do espanto; entre tantos outros. Você não pode gritar nem se mostrar assustada. Para isso, treine bastante em frente ao espelho a “cara de paisagem”, que consiste em fingir que algo absurdo ou assustador lhe parece normal.

3) Não demonstre interesse apenas pelos dotes vampirescos dele
Alguns vampiros têm coração. Embora o órgão não pulse mais, há aqueles que não perderam a alma. Edward, da saga Crepúsculo, pode não acreditar que tenha alma, mas, se realmente não tivesse, como ele poderia amar Bella com essa intensidade? E o pobre Louis, de Entrevista com o vampiro, então? Sofre muito antes de render- se à tentação do sangue humano. A maioria deles não se tornou vampiro por vontade própria. Nem todos têm a ética de Carlisle, de só transformar aquele que está à beira da morte. É muito delicado e traumático tocar nesse assunto. Para evitar desconforto, mostre que você está encantada por ele e pela história dele. O fato de ele ser vampiro tem de parecer um detalhe e não o principal motivo de seu interesse.

4) Fique em forma
Se quiser conquistar um vampiro, tente ao menos acompanhá-lo. Ele tem superforça, supervelocidade, superaudição... Apesar de não aparentar, seu corpo se constitui de puro músculo, pronto para caçar e abater a presa. Não fosse o fato de precisar de sangue para viver, poderia ser super-herói. Para ele sentir que você pode mesmo ser uma boa companheira, é melhor estar preparada fisicamente e não demonstrar dificuldades em segui-lo em caçadas pela floresta, por exemplo. Faça exercícios aeróbicos regularmente, sempre sob a orientação de um profissional, e esteja em forma, mas sem exageros.

5) Lembre-se de que a maioria dos vampiros é do mal
Garotas têm uma quedinha natural por bad boys. No caso dos vampiros, sentir atração por um dentuço do mal pode ser fatal. Pense bem e não perca tempo investindo nesse tipo, pois eles não têm salvação e só estão interessados em seu sangue. Beber sangue faz parte da natureza deles. Não querer que façam isso é o mesmo que pedir para um leão deixar de comer carne. Um vampiro do mal pode até se apaixonar perdidamente por você – como ERIC por SOOKIE (True Blood), ou, durante um tempo, Spike por Buffy (Buffy – a caça-vampiros)–; entretanto, a dura verdade é que vampiros bonzinhos são exceções. Primeiro certifique-se de que ele está realmente interessado em você, porque vampiros sabem ser estrategicamente falsos. Sem perceber, você já pode estar envolvida demais. A sedução é uma arma natural para ele conseguir mais vítimas, assim como o camaleão que se camufla em meio às folhagens para enganar o predador.
 P.S.1: Interessou? Quer saber mais? Pois 100 Dicas para Conquistar um Vampiro chega às livrarias no dia 9 de julho.

P.S.2: A autora: Arianne Brogini é jornalista e fã de vampiros e filmes de terror. Foi editora das revistas Video News, Video Zoom, Sexy e do site e revista Herói. Colaborou com as revistas Set, Monet e Contigo!. Atualmente, é editora do site Capacitor (http://www.ocapacitor.com.br/) e trabalha também como roteirista e dubladora.

P.S.3: Acredito que o livro será de grande valia para quem sonha com o Edward noite e dia. Ou com o Bill Compton. Ou com o Eric Northman. Mas, como já escrevi por aqui antes, não sou muito de ficar com seres da mesma espécie, ainda prefiro a companhia de humanos... Ou quem sabe um metamorfo...

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Que susto!

Gente! Vampira quase teve um treco ontem! Ao ligar a televisão (à noite, claro!), para me preparar para a estreia da terceira temporada de True Blood na HBO, a NET estava fora do ar. Meu sangue O+ quase congelou! No serviço de atendimento ao assinante, a informação era de que o problema seria resolvido até meia-noite e meia. "Meia-noite e meia? Como assim? True Blood é às 22h!" Bateu o desespero. Não dava nem para protestar na web porque tenho NET Vírtua (ou seja, também estava fora do ar). Mas, os astros conspiraram - ufa! - e pude conferir o episódio. Que foi bom (e o Eric aparece peladão!).
P.S.1: Realmente, a temporada promete (e que a NET não faça mais isso comigo!).


P.S.2: Por essa pose de Mister January no calendário do Fangtasia, dá para imaginar o resto...

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Será que o sangue dele é azul?

De acordo com o site Ancestry.com, Robert Pattinson, o vampiro Edward da saga Crepúsculo, é parente do Conde Vlad, o monarca do século 15 conhecido como O Empalador pela forma como matava suas vítimas e que inspirou o Drácula de Bram Stoker, em 1897. Segundo uma genealogista do site, Anastasia Tyler, “rastrear a família de Pattinson até Vlad foi uma pesquisa difícil, mas as peças que foram desvendadas criaram o acompanhamento perfeito para a saga Crepúsculo”. Segundo o Ancestry.com, Vlad e Pattinson têm parentesco através da atual família real britânica, já que o astro de cinema seria um primo distante dos príncipes William e Harry. “Sem mito ou magia, descobrimos realeza e vampiros na vida de Pattinson, fazendo sua história se tornar tão sobrenatural quanto a que ele interpreta na telona”, declarou Anastasia Tyler, citada pelo portal de notícias G1 (http://www.g1.com.br/).

P.S.: Esse povo do Ancestry.com é uma coisa. Ao que consta, no ano passado o site afirmou que Emma Watson, intérprete de Hermione Granger nos filmes de Harry Potter, seria parente de uma mulher acusada de bruxaria no século 16. Cascata ou não, fica a critério do caro leitor...

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Os fãs da saga Crepúsculo estão com tudo...


Para preparar os fãs para a estreia de Eclipse, no próximo dia 30, os cinemas da Rede Cinemark vão exibir, no dia 29, os dois primeiros filmes da saga Crepúsculo em sequência. Os complexos participantes (confira lista abaixo) exibirão uma sessão de Crepúsculo, às 18h e Lua Nova, às 21h. Os ingressos já estão à venda. Confira a lista onde acontece a "maratona":
Na cidade de São Paulo
Shopping SP Market
Shopping Interlar Aricanduva
Shopping Metrô Tatuapé
Shopping Metrô Santa Cruz
Shopping Eldorado
Shopping Iguatemi SP
Shopping Market Place
Shopping D
Shopping Center Norte
Shopping Metrô Tatuapé
Shopping Pátio Higienópolis
Shopping Pátio Paulista
Shopping Villa Lobos
Outras cidades
Shopping União de Osasco
Shopping Tamboré (Barueri)
Internacional Shopping (Guarulhos)
Grand Plaza Shopping (ABC Plaza - Santo André)
Iguatemi Campinas
Novo Shopping (Ribeirão Preto)
Center Vale Shopping (São José dos Campos)
Praiamar Shopping (Santos)
Shopping Downtown
Botafogo Praia Shopping (Rio de Janeiro)
Plaza Shopping Niterói (Niterói)
Shopping Jardins (Aracaju)
Shopping Pátio Savassi (Belo Horizonte)
Iguatemi Brasília, Píer 21 (Brasília)
Flamboyant Shopping (Goiânia)
Floripa Shopping (Florianópolis)
Salvador Shopping
Shopping Vitória (Vitória)
Shopping Bourbon Ipiranga, BarraShoppingSul (Porto Alegre)
Canoas Shopping (Canoas)
Shopping Campo Grande (Campo Grande)
Shopping Mueller, Park Shopping Barigui (Curitiba)
Studio 5 Festival Mall (Manaus)
Taguatinga Shopping (Taguatinga)
Midway Mall (Natal)
Mais informações: http://www.cinemark.com.br/
P.S.: Não contem comigo. Como meu caro leitor já sabe, não sou fã da saga Crepúsculo. Mas, como sou uma vampira moderna e democrática, está dado o recado!

Top Five da Vampira

Séries com vampiros na televisão:

1) True Blood
2) Buffy, a caça-vampiros
3) Angel
4) Blood Ties
5) Blade

Explicando: antes que alguém me ataque com estaca e água benta aos berros de "Cadê The Vampire Diaries, sua herege?", estas são as séries que eu gosto...

terça-feira, 22 de junho de 2010

O primeiro vampiro...

...na literatura, na forma como o conhecemos hoje, apareceu pela primeira vez no conto The Vampyre, de John William Polidori (no retrato ao lado), o Dr. Polidori, amigo de Lord Byron (um dos maiores poetas românticos de todos os tempos), Percy Shelley (também poeta) e sua mulher Mary. Publicado pela primeira vez em 1 de abril de 1819 na revista britânica New Monthly Magazine e com autoria atribuída a Byron, conquistou os leitores pelo estilo gótico e por transformar um personagem até então folclórico em herói romântico, não no sentido amoroso da coisa, mas por conta do mistério que o envolve (nesse caso, o herói atende pelo nome de Lord Ruthven). O impacto foi tão grande que, dizem os historiadores da literatura de ficção, influenciou Bram Stoker na concepção do seu Drácula.
The Vampyre, o conto, foi mais um fruto da famosa estadia de Polidori, Byron, Percy e Mary Shelley e Claire Clairmont na mítica Villa Diodatti, na Suíça, no verão de 1816 (embora tenha sido um ano "sem verão", já que a Europa foi castigada por intempéries climáticas). Esse período também é considerado um precursor do chamado Verão do Amor, de 1968 - os cinco vivenciaram o amor livre e a expansão da mente com o uso de alucinógenos (no caso, doses cavalares de Absinto), isso quando os hippies não eram nem projeto de gente... Frankenstein, de Mary Shelley, também nasceu desse encontro.
P.S.1: Em 1988, saiu um filme chamado O Primeiro Verão do Amor, que mostra como foi essa temporada de gênios na Villa Diodatti. Não sei se tem em DVD, mas, para quem se interessar, o longa conta no elenco com nomes como Eric Stoltz (Shelley), Laura Dern (Claire) e Alex Winter (Dr. Polidori). O título original é Haunted Summer e a direção é de Ivan Passer.
P.S.2: Agora, será que Vlad, o empalador, foi mesmo o primeiro vampiro do "mundo real"? O que vocês acham?

O anjo e o Demônio

Photo by Lalá Ruiz
Não, não vou escrever nada relacionado ao livro de Dan Brown que irritou (de novo) o Vaticano e virou filme com Tom Hanks. Pelo contrário. O assunto aqui é uma história bacana que deixou a Vampira encantada, apesar de todo o seu ceticismo de bebedora de sangue. No mês passado, aconteceu aqui na cidade a Feira Internacional de Leitura de Campinas (Filc). E tinha uma tenda montada no Centro nervoso da city vendendo livros de baciada ao preço de R$ 10,00 cada. Um verdadeiro saldão. No meio de um monte de títulos encalhados, encontrei Sete Dias Para uma Eternidade, de Marc Levy (Editora Bertrand Brasil). Fui fisgada pelo texto da contracapa e, com certeza, posso afirmar que foram R$ 10,00 muito bem aplicados (aliás, por que os livros não podem sempre custar isso?).
Enfim, a trama é a seguinte: Deus e o Diabo (ou Lúcifer) resolvem colocar um fim na eterna rivalidade entre os dois territórios (Céu e Inferno, que nesse caso dividem um prédio de escritórios), e fazem uma aposta que garantirá ao vencedor o controle total sobre a raça humana. Os dois convocam seus dois melhores "agentes secretos" e lhes conferem a seguinte missão: eles têm uma semana para provar que o bem se sobrepõe ao mal e vice-versa. Assim, o demônio Lucas e o(a) anjo(a) Zofia dão início a esse duelo decisivo, que tem como palco a cidade de São Francisco, nos Estados Unidos.
Lucas não é aquele tipo de capeta que sai mostrando os chifres cuspindo fogo. Na-na-ni-na-não! O cara é boa pinta (não dizem por aí que o demônio pode ser mais bonito do que o todo poderoso lá de cima?), daqueles que usa terno Armani e dirige uma Ferrari (roubada, claro). Ele personifica tudo de ruim que um ser (humano ou não) pode ser: humilha garçonetes nos restaurantes, não dá gorjeta, faz intriga, é duas caras e gasta sem dó o dinheiro do patrão. Resumindo: é uma criatura desprezível com a capacidade de mudar a vida das pessoas apenas com uma frase "inocente".
Zofia, por outro lado, extrapola o conceito de boa samaritana. Incansável, ela bem que poderia ser brasileira... não desiste nunca (he... he.. he...). E assim como seu colega do andar de baixo, é dona de uma beleza estonteante que deixa homens e mulheres enfeitiçados.
Pois bem: entre uma maldade aqui, uma bondade ali, os dois acabam se cruzando, sem saber que o outro é o "inimigo". E o improvável, aquilo que nem Deus nem o Capeta poderiam previr, acontece: o anjo e o demônio se apaixonam, de uma maneira tão intensa quanto incompreensível para ambas as partes envolvidas. Não vou contar o que acontece, mas quem quiser uma leitura divertida, com uma visão diferente desses seres que habitam o sagrado, não vai se arrepender.
P.S.1: Marc Levy gosta desses assuntos "do além". É dele o livro que inspirou o filme E Se Fosse Verdade... (aquele do espírito da médica em coma que inferniza  - oopss! - a vida do paisagista que vai morar o seu apartamento).
P.S.2: O anjo (ou demônio?) da foto "mora" nas ruas de Roma, Itália. Eu o "cliquei" quando estive por lá, em 2008, e fui parar no meio das filmagens de Anjos e Demônios (verdade verdadeira!).

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Blog da Jessica

Os produtores de True Blood são realmente criativos. Eles até criaram um blog da personagem Jessica.
O endereço é www.babyvamp-jessica.com/.
P.S. Vale dar uma conferida. Promete.

domingo, 20 de junho de 2010

Mais uma para os fãs da saga Crepúsculo

Está em cartaz no Shopping Pátio Paulista, em São Paulo, a Exposição de Figurino – A Saga Crepúsculo: Eclipse. A mostra, promovida pela Paris Filmes (distribuidora dos filmes) em parceria com a Rede Cinemark, faz parte dos preparativos para a estreia de Eclipse, terceiro longa-metragem da série, no próximo dia 30 (uma quarta-feira). Dessa forma, os fãs poderão ver as roupas que Bella (Kristen Stewart) vestiu no pôster da terceira parte da saga, além do seu vestido de aniversário de 18 anos utilizado em Lua Nova. Seis peças – óculos escuros, luvas, lenço, camiseta, calça e casaco – de um figurino que Alice (Ashley Greene) usou na Itália também integram a exposição. O vampiro Edward (Robert Pattinson) marca presença com a roupa utilizada na abertura de Lua Nova. Já o lobisomem Jacob (Taylor Lautner), terá seu figurino de mecânico exposto para o público.
P.S.: A mostra pode ser visitada no hall da Rede Cinemark do Shopping Pátio Paulista até 15 de julho. E o melhor: é grátis!

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Top Five da Vampira

Pescocinhos que pedem para ser mordidos:

1) Eriberto Leão
2) Jonathan Rhys Meyers
3) Ewan McGregor
4) Sam Trammell
5) Colin Farrell

P.S.: Precisa explicar?

Novidade nas livrarias

Se você descobriu o mundo dos vampiros a partir da saga Crepúsculo, mas tem vontade de saber mais sobre o assunto, a escritora Manuela Dunn-Mascetti promete desvendar esse universo para iniciantes no livro Vampiros além da saga Crepúsculo (Editora Pensamento, preço R$ 29,90). Diz o texto distribuído pela assessoria de imprensa da editora:
"Ricamente ilustrado e colorido, conta tudo o que você precisa saber sobre os vampiros que Stephenie Meyer não contou em seus livros. Oriundo das regiões sombrias do insconsicente humano, é seu passado mítico que surge novamente na atualidade, trazendo à tona os nossos medos mais institivos e reavivando o nosso interesse por esses personagens hipnóticos e fascinantes - os vampiros. Este livro levará o leitor a compreender melhor a grande diversidade de alusões históricas, sociais, literárias e cinematográficas feitas ao vampiro, que foram registradas em contos, romances e filmes, e falam de anjos negros que um dia se recursaram a morrer."
P.S.: Antes que alguém pergunte, não, eu não li. Mas, vale como dica (ou seja: que cada um forme a sua opinião)

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Foi um sonho...

Voltando ao episódio de estreia da terceira temporada de True Blood, de acordo com o site Estrelando, do portal R7 (http://www.r7.com.br/), a cena erótica entre Bill e Sam se passou mesmo no mundo dos sonhos...

O sangue da Vampira está fervendo!

Atenção, amiguinhos bebedores de sangue: se vocês, como eu, são fãs de True Blood e não ligam para os tais spoilers, vocês têm que entrar no site da HBO (http://www.hbo.com/) e checar as últimas da série. É de ficar passado! Ontem, foi a estreia da terceira temporada nos Estados Unidos e, hoje, o site colocou no ar um "recap" do primeiro episódio e comentários do produtor Alan Ball sobre o que rolou, intercalados com cenas de tirar o fôlego: por exemplo, uma sugestão de que rolou sexo entre o metamorfo Sam Merlotte (Sam Trammell) e o vampiro Bill Compton (Stephen Moyer). Para quem acompanha o programa, mas só vai assistir ao episódio (na televisão) no dia 27 deste mês, quando a nova temporada estreia na HBO Brasil, fica a dúvida: se o sexo realmente rolou ou se tudo acontece no mundo do sonho, já que é sabido que, quando um mortal se alimenta do sangue de um vampiro, ele passa a ter sonhos eróticos com o "doador". Vide o que aconteceu com Sookie (que já teve seu sono invadido por Eric) e Lafayette (que afirmou ter sonhos estranhos com o mesmo vampirão). E Sam bebeu do sangue de Bill para se recuperar do ataque da mênade no final da segunda temporada. Enfim, vamos aguardar (ansiosamente). Aliás, no site também tem um vídeo com o Ultimate Fan Experience que reuniu Alan Ball e parte do elenco para um bate-papo com os fãs transmitido ao vivo em salas de cinema dos Estados Unidos e também pela internet. Está sensacional.
P.S.1: E por falar em spoiler, no site do canal pago de TV E! (http://www.eoline.com/), Kristin dos Santos, em sua coluna Watch with Kristin, disponibilizou videos com cenas extraídas dos três primeiros episódios da terceira temporada. Uma palavra sobre: nooosssaaaa!
P.S.2: E olhem as "presinhas" do Eric...

sábado, 12 de junho de 2010

Vampira no ritmo da Copa do Mundo...

...lança uma campanha para que o "zagueirão maravilhosão e italianão" Fabio Cannavaro faça o papel de Quinn na série True Blood (isso, claro, se o programa resistir a uma quarta temporada e os produtores continuarem a incluir na trama todos os homens da Sookie Stackhouse). Ao ler a descrição que Charlaine Harris fez do personagem, em sua primeira aparição nos livros com as aventuras da garçonete favorita de Bon Temps, foi a imagem de Cannavaro que me veio à cabeça: fortão, pele de azeitona, cabeça raspada e uma presença física que levanta até defunto. E aí, leitoras de Charlaine Harris, o que vocês acham?

P.S.: Agora, saber se o cara tem talento para interpretar, é exigir muito dessa pobre vampira que tem de se contentar em assistir aos jogos da Seleção Italiana no sofá da sala... Mas, pensando bem, será que ele precisa de mais talento do que o mostrado na foto ao lado? Duvido...

Espelho, espelho meu...

...existe algum vampiro mais feio do que Nosferatu? Ou com mais cara de faminto? Ou com a unha mais nojenta? Ou com os caninos mais podres? Acho difícil. Tanto que o bebedor de sangue, que também responde pela alcunha de Conde Orlock e Conde Drácula, já deu as caras na telona em duas ocasiões distintas: em 1922, no filme mudo alemão dirigido por F.W. Murnau (no qual "encarnou" no ator Max Schreck); e em 1979, sob a batuta do também alemão Werner Herzog, desta vez interpretado por Klaus Kinski (um dos atores mais feios do cinema, mas que é pai de uma das musas da sétima arte, a bela Nastassja Kinski - vá entender a mãe natureza). O que vocês acham, meus amiguinhos?
P.S.1: Nosferatu, o filme de 1922, é uma obra-prima do cinema e foi a principal referência estética de Francis Ford Coppola na concepção de seu Drácula de Bram Stocker.


P.S.2: Na foto em preto e branco, o vampirão no clássico filme mudo e, na colorida, Klaus Kinski ataca o pescocinho e algo mais de Isabelle Adjani.


quinta-feira, 10 de junho de 2010

E por falar em Fome de Viver...


Olha aqui o "vampiro" David Bowie em cena do filme! Quem assistiu sabe o que acontece depois. Quem não assistiu, pode imaginar (ou procurar em alguma locadora e conferir!).

Vampira quer saber...


...será que ele é vampiro? É difícil afirmar, mas que ele leva pinta, isso leva. Quando David Bowie sorri, seus caninos parecem que vão "saltar" e ficar a postos para atacar o pescocinho mais próximo. Interpretar um vampiro no cinema, isso ele já fez (foi em 1983 no filme Fome de Viver, de Tony Scott, no qual atuou ao lado de Catherine Deneuve). E vocês, o que é que acham?
P.S.: Fome de Viver, o filme, é baseado no livro homônimo de Whitley Strieber, que é sensacional.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Ela já ganhou biografia

A editora Seoman acaba de lançar uma biografia da escritora Stephenie Meyer, criadora da saga Crepúsculo. Batizada de Stephenie Meyer - A Rainha do Crepúsculo e escrita por Chas Newkey-Burden, a obra conta como Meyer levou apenas seis meses para passar de dona de casa e mãe a escritora bem-sucedida, com 85 milhões de cópias vendidas dos livros da série. Para quem se interessou, custa R$ 24,90.
P.S.: O autor Chas Newkey-Burden é britânico, jornalista e autor de biografias de personalidades como Dannis Bergkamp, Paris Hilton e Amy Winehouse.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Separados... pero no mucho

Ignorando (ou botando lenha na fogueira, depende da leitura que se faz dos fatos) os boatos de que o romance entre eles teria terminado, os atores Robert Pattinson e Kristen Stewart, a Bella e o Edward da saga Crepúsculo, se beijaram ao receber o prêmio de "Melho Beijo" no MTV Movie Awards 2010, realizado ontem, nos Estados Unidos.


P.S.: Na mesma cerimônia, Pattinson ganhou o prêmio de melhor ator e Kristen, de melhor atriz, pela atuação em Lua Nova, eleito o melhor filme. Ah! Patterson também foi escolhido o superastro do ano.

Dou-lhe uma... dou-lhe duas...

A Casa de Leilões Christie’s, de Londres, coloca à venda amanhã (8/6/2010), um kit pra matar vampiros datado do século 19. O conjunto é composto de estacas de madeira, um crucifixo, frascos de água benta, alho em pó, uma Bíblia e uma pistola. Segundo as agências internacionais de notícias, a empresa espera vender o kit por 1,8 mil libras (R$ 4,8 mil).
P.S.: Pouco, não?

domingo, 6 de junho de 2010

Mais um poster da terceira temporada de True Blood


Yes, nós temos escritor de livro de vampiros...

O escritor brasileiro André Vianco assinou contrato com a editora Rocco e terá todos os seus livros reeditados pela nova casa. Vianco é autor de livros como Os Sete, Bento e O Vampiro Rei (I e II).
P.S.: Sucesso de público, o autor só agora tem seu talento reconhecido por uma grande empresa. Boa sorte a ele (e a seus vampiros, bentos e outras criaturas)!

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Mr. Darcy, Vampyre


Amanda Grange é uma escritora especializada em releituras e continuações de clássicos da literatura mundial, em especial dos livros da britânica Jane Austen. Mais precisamente, a mais famosa obra de Austen, Orgulho e Preconceito. Pois bem: uma de suas releituras é, justamente, Mr. Darcy, Vampyre. O título, é claro, entrega tudo: sim, Fitzwilliam Darcy, o homem-perfeito (rico, bonito, inteligente, aquele que faz mas não sai contando), é um bebedor de sangue. Mas, como isso é possível? Foi munida dessa curiosidade que, como já relatei no blog, comprei o livro (em inglês, ainda não tem edição em português). Enfim, terminei de lê-lo esta semana. Confesso que achei divertido, apesar de uma primeira parte um pouca morna. A trama começa no dia do casamento entre Elizabeth Bennet e Fitzwilliam Darcy. Todo mundo feliz, todo mundo cheio de amor para dar. Mal sabia a nossa querida Lizzie sobre a sucessão de desapontamentos que teria desde a noite de núpcias até a redenção do último capítulo. Toda leitora de Jane Austen já se pegou imaginando como teria sido a primeira noite do casal. Afinal, Darcy é tudo de bom! E não teve lua de mel, para desespero duplo (da heroína e o meu). O cara simplesmente a arrasta para uma viagem repleta de mistérios, perigos, personagens exóticos e lugares maravilhosos (incluindo a maravilhosa Veneza, na Itália), até que a verdade se revela e Lizzie se vê numa encruzilhada: estaria ela preparada para ser a eterna companheira de Darcy? Não vou contar, porque não sou estraga prazer. Mas, posso dizer que, como diversão pura e simples, Mr. Darcy, Vampyre, cumpre seu papel.
P.S.: Os vampiros do livro de Amanda Grange têm diferentes maldições. Alguns não podem com prata, outros com alho... No caso de Darcy, o cara fica translúcido ao nascer e ao pôr do sol (além, é claro, de não poder "consumar o casamento" sem transformar a parceira em vampira). Ah! E ele é um vampiro à moda antiga: vira morcego!

Yes, nós temos lobisomem...


Já que estamos diante de uma nova invasão de lobisomens (desta vez na telinha, por conta da terceira temporada da série True Blood, do canal pago HBO), é bom lembrar que sim, nós temos homens-lobo no Brasil. Ou seja, não é só nos arredores de Bon Temps, Louisiana, ou em Forks, Washington, que essas criaturas dão a cara pra bater. Pois então: a cidade de Joanópolis, em São Paulo, é conhecida como a Capital do Lobisomem. "Mas, como a cidade ganhou essa alcunha?", o(a) caro(a) leitor(a) deve estar se perguntando. O município, como poucos no País, cultiva suas raízes culturais, que são passadas de geração em geração. E dentre todas as criaturas que fazem parte do folclore nacional, o lobisomem sempre foi tema recorrente entre os moradores da cidade. E esse fato foi trazido à tona pela primeira vez na década de 80 do século passado. Veja o que diz o site oficial da Estância Turística de Joanópolis (www.joanopolis.com.br) sobre isso:
"No ano de 1983, a folclorista Maria do Rosário de Souza Tavares de Lima, descendente de nossa cidade e membro da Escola do Folclore de São Paulo resolveu pesquisar, catalogar e transformar em livro o lobisomem de nossa região com o titulo de: Lobisomem: assombração e realidade. O livro caiu como uma bomba sobre Joanópolis e em algumas centrais de jornalismo; foi um comentário geral, entre muita discussão e controvérsias, o lobisomem renascia, não mais nas encruzilhadas, mas sim na discussão do dia-a-dia daquele ano. Em abril de 1984, o jornal O Estado de São Paulo publica um artigo onde afirma que Joanópolis poderia ser considerada A Capital do Lobisomem. Ainda vieram para cá a Rede Globo com o programa Fantástico e a Rede Record. O Lobisomem marketing parece ser cíclico, pois em 1998 ele voltou à tona com força total através do comercial sobre folclore do grupo McDonald's, no qual figuraram pessoas de nossa cidade. Surge com um grupo de amigos a Lobomania, confeccionando camisetas, adesivos (patrocinados por diversos comerciantes) e produzindo noites do lobisomem no clube local, criando uma associação, conhecida como A.C.L. - Associação dos Criadores de Lobisomens. O Piracaia Jornal e a Radio Cultural FM (105,9) abriram um espaço especial para o lobisomem. A escola de informática InforSchool e outros aderiram à Capital do Lobisomem. O artesão Marcos Bueno (www.lobisomem.net) iniciou a confecção dos Lobisomens da Sorte, os quais são um sucesso comprovado. Nossa proposta não é mostrar um lobisomem mau, mas sim uma figura simpática, que por séculos incorpora diversos elementos culturais, trazendo em seu bojo muita informação sobre o passado. O seu lado fera, agora passa a ser incorporado nos esportes radicais, na preservação da natureza e na divulgação de nossas tradições. Quando você adquirir ou se defrontar com um dos nossos lobisomens, pense que ele é um elemento cultural, uma síntese de nossos costumes, a metamorfose do homem, que nunca é estático, aquele que é livre como o lobo, que se um dia tiver sua liberdade ameaçada vira fera!"
Já o Portal de Joanópolis (www.portaldejoanopolis.com.br), além dessas explicações, também traz um tópico interessante sobre histórias de lobisomem, o qual também reproduzo abaixo:
"Eis o que conta o folclore: Quando um casal tem sete filhos, todos do sexo masculino, precisa dar o mais novo para que o mais velho o batize, a fim de evitar que um deles se torne lobisomem (tratando-se de mulheres, uma será bruxa, se não for igualmente batizada pela irmã mais velha). Homens amarelos, pálidos e esquálidos (magricelos) são tidos como lobisomens. De quinta para sexta-feira é que, os que tem sina, viram lobisomem ou bruxa. Havia uma senhora que saiu com seu marido levando nos braços seu filho pequeno envolto num cuero de baeta vermelha. Depois de terem viajado alguns dias, seu marido lhe disse uma noite: 'Olhe, fique com este cacete, caso algum animal a ataque, surre-o com pancadas'. E saiu dizendo que tinha necessidade de ir a um lugar perto dali. Não demorou muito e a mulher foi atacada por um cão muito grande. Defendeu-se, com bravura, quando vira que o cão atacou a criança envolta no cueiro. Com as cacetadas, conseguiu ferir o cão que ao sentir que seu sangue saia pela ferida fugiu. Ela percebeu que algum animal espojou-se por ali, e logo em alguns minutos seu marido reapareceu com um ferimento no supercílio que sangrava. Ela cuidou dele, e foram dormir. No outro dia, quando estavam conversando a mulher percebeu que ainda restavam fiapos de cueiro entre os dentes do marido, e ficou sabendo que ele era lobisomem. Entretanto, porque tirara-lhe sangue com as cacetadas, o encanto fora quebrado e ele nunca mais se transformou em lobisomem. O lobisomem sai às sextas-feiras, e quando é gente branca, vira cachorro preto e quando é gente preta, vira cachorro branco e sai às noites de quinta-feira para comer fezes de galinha. Em caso de não encontrar um galinheiro, procura crianças para lamber-lhes os cueiros e fraldas. No entanto, eles só podem ser encontrados antes que o galo cante. Porque quando o galo canta, quebra todo o encanto (temporariamente). Eis porque os caipiras deitam-se cedo e levantam-se após o galo cantar... estão evitando encontrar um lobisomem..."
P.S.: E viva Joanópolis!!!

quinta-feira, 3 de junho de 2010

A vez de Jason


O último websode que antecede o lançamento da terceira temporada de True Blood já está na web. A estrela é Jason (não preciso dizer que, mais uma vez, ele mostra o quanto é sem noção). Confiram, tem um texto bem afiado e, apesar de "dramático", tem um momento muito engraçado por conta, justamente, da personalidade do irmão mais velho da Sookie.
P.S.: Se nos livros de Charlaine Harris Jason é pouco carismático (por vezes a gente tem vontade de socar o cara), os roteiristas de True Blood trataram de transformá-lo em um personagem divertidíssimo, porém, mantiveram a essência dele (a gente continua com vontade de dar um presta atenção nele de vez em sempre)

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Alcide e Alcide


"Em sempre quis interpretar um lobisomem. Desde garoto sou um grande fã dos velhos filmes de terror em preto e branco. Era disso que eu gostava quando criança. Eu costumava brincar e fingir que era um lobisomem. Então eu cresci e, como um adulto, eu vou brincar disso!"

Palavras de Joe Manganiello, o ator que dá vida ao lobisomem Alcide na terceira temporada de True Blood, que estréia dia 13 de junho nos EUA e no dia 27 do mesmo mês no Brasil, pela HBO.

P.S.: Na foto, reproduzida do site True-Blood.net, Manganiello passeia com Thunder, o "lobo Alcide", como forma de conhecer melhor seu companheiro de trabalho - a produção de True Blood optou por utilizar lobos de verdade para representar os lobisomens da trama.

Top Five da Vampira

Atores que interpretaram Drácula no cinema:

1) Gary Oldman (Drácula de Bram Stoker)
2) Gerard Butler (Drácula 2000)
3) Bela Lugosi (Drácula)
4) George Hamilton (Amor à Primeira Mordida)
5) Leslie Nielsen (Drácula: Morto Mas Feliz)

P.S.: Justificando a lista: Gary Oldman foi talhado para o papel, simplesmente perfeito; Drácula 2000 é um lixo, mas Gerard Buttler está simplesmente ma-ra-vi-lho-so no longa; Bela Lugosi é um clássico, assim como o filme de 1931; Amor à Primeira Mordida é uma comédia romântica um tanto datada (é de 1979), mas George Hamilton está impagável em sua canastrice; e, finalmente, Leslie Nielson, que perde o amigo mas não perde a piada em nenhum longa - muito menos em um que leva a assinatura de Mel Brooks.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Fim de caso

Deu no New York Post: Kristen Stewart e Robert Pattinson não estariam mais juntos (embora nenhum deles tenha confirmado oficialmente o namoro). De acordo com o jornal, citando uma fonte dos sets de filmagens do longa Water for Elephants, que o ator roda junto com a atriz Reese Witherspoon, a relação chegou ao fim e "Rob" (que intimidade, hein?) está solteiro. "Rob não está saindo com ninguém. Não existe plano algum de Kristen Stewart visitar o set e ele está dizendo para todos que está solteiro. Rob é inteligente, ele lê as coisas na internet e presta muita atenção no que as pessoas estão dizendo. Ele é esperto e ciente de tudo. Rob vai comparecer as premières de Eclipse e depois irá focar 100% em Water for Elephants e Reese (Witherspoon), com quem atuará no longa", teria dito a bem-informada fonte.
P.S.: E como veneno pouco é bobagem, de acordo com o site Newpost Online, Pattinson e Reese Witherspoon "se tornaram bons amigos, compartilham uma química incrível e estão desfrutando da companhia um do outro a todo momento". Ou seja: seria Reese Witherspoon a Angelina Jolie de Kristen Stewart? A Yoko Ono da saga Crepúsculo? Só o tempo dirá...